Trabalho cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Objetivo 5
Introdução 5
Cultura Organizacional 6
Componentes da Cultura Organizacional 6
Artefatos 6

Tecnologia 7

Símbolos 8

Valores 9

Funções da Cultura Organizacional 9
Convivência Interna 9

Regras de Conduta nas Relações com o Mundo Exterior 10

Disfunções da Cultura Organizacional 10
Socialização Organizacional 10
Mecanismos da socialização 11Estágios da Socialização 11

Singularidade e diversidade cultural 12
Diversidade 12

Singularidade 13

Comparação e Classificação de Culturas 13
Indicadores de Cultura 13
Distância do Poder 14

Linguagem 14

Relações Humanas 14

Atitude em Relação ao Futuro 14

Universalismo x Particularismo 14

Orientação para o ambiente 14

Propensão ao Risco 14Mecanicismo x Organismo 14

Conclusão 15
Bibliografia 15

Objetivo

Definir o conceito de cultura organizacional, apresentar seus principais componentes e explicar um esquema para análise e classificação de culturas.
































Introdução

Todo grupo social precisa resolver dois problemas principais: convivência de seus integrantes eadaptação ao mundo. Exterior compreende as reações com outros grupos e a sobrevivência. Uma das formas de entender como os grupos resolvem esses problemas é a análise da cultura o repertório de experiências, conhecimento e valores que se desenvolvem e que são transmitidos aos novos integrantes. “Em Roma, aja como os romanos”, diz o antigo ditado. Para integrar–se em um grupo social, ou pararelacionar-se com seus integrantes é preciso entender e às vezes, adotar seus padrões culturais.

O estudo da cultura, tema da antropologia, é usado para entender as organizações e suas diferenças. São muito frequentes e intensas as relações entre países e muitas empresas têm negócios em muitos países que, por causa da imigração, tornaram-se sociedades multiculturais. O entendimento da cultura édeterminante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações.



Cultura Organizacional

Segundo uma conhecida definição de Edgar Schein, cultura é:
Um Conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bempara serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
O assunto da cultura, assunto da antropologia, é utilizado para entender as organizações. A cultura nas organizações compreende diversos elementos, que foram desenvolvidos pelosantepassados e transmitidos aos veteranos. Os novos integrantes da organização devem entender a cultura e aprender a comporta-se de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.
Todas as organizações desenvolvem uma cultura. O conteúdo específico de cada cultura depende da aprendizagem no processo de resolver problemas de adaptação ao meio ambiente e de convivência interna. Oelemento mais simples e mais explícito da cultura exemplifica esse processo, é a linguagem. Todos os grupos desenvolvem uma linguagem, assim como as sociedades criam idiomas.
As culturas organizacionais dividem-se em subculturas. À medida que crescem, as organizações criam departamentos que se diferenciam em termos de missão e do tipo de pessoas empregadas.




Componentes da CulturaOrganizacional

A análise da cultura organizacional é uma tarefa complexa, porque nem todos os seus componentes são observáveis. Para melhor entender a cultura organizacional, é preciso distinguir os componentes que são observáveis diretamente daqueles que requerem exame aprofundado. Os componentes que se situam no nível mais alto são os que se podem observar diretamente: os...
tracking img