Cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


O temo cultura organizacional foi desde os anos 80 objeto de importantes estudos acadêmicos. Linda Smircich, uma pesquisadora norte americana publicou em 1983 um importante artigo obre cultura organizacional ajudando a definir esse conceito. Sendo esse artigo clássico, o conceito de cultura organizacional normalmente é tratado de duas formas.

Cultura Organizacional: Aorganização tem um cultura
A organização é uma cultura




2. A cultura organizacional como variável – “a organização tem uma cultura “

A cultura pode ser variável – podemos considerar que uma organização tem uma que muda com o tempo. De acordo com essa visão define-se que a organização é um sistema composto de subsistemas,conjuntos de partes diferente, mas que funcionam como parte integrada.

● Um elemento informal, ou seja, pelo conjunto de indivíduos que compõem a organização e pelas suas respectivas subculturas ou visões do mundo.

● Um elemento informal, ou seja, a cultura oficial da empresa – as regras, os padrões os valores e as formas de comportamento propagadas pelos dirigentes pelos meios decomunicação oficiais.

O subsistema humano e cultural relaciona-se aos outros subsistemas da empresa o subsistema gerencial o subsistema estrutural o subsistema estratégico e o subsistema técnico. Trata-se assim como os subsistemas humano e cultural se transformam e interagem com os outros subsistemas.

Elemento Informal → Subculturas e visões de mundo dos membros da organização↑ ↓

Elemento formal → Cultura oficial da organização


3. Conceitualizando a Cultura Organizacional Segundo Schein

A cultura de uma organização segundo Schein por meio da linguagem dos símbolos e das imagens das historias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias dos hábitos e dos valores que permeiam essa organização alem dos seus objetosvisíveis e físicos tais como a arquitetura os moveis o espaço físico a decoração etc.
Para esse autor a origem dos elementos que compõe a cultura de uma organização esta na luta pela sobrevivência. De acordo com a visão sistêmica uma organização tal qual um organismo luta para fugir da morte. Dessa forma para desenvolver-se e sobreviver o grupo organizacional tem dois grandes problemas asolucionar adaptar-se ao meio ambiente e manter sua coerência interna. Tratando-se de empresas por exemplo seus membros buscam adaptar-se ao seu meio ambiente de negócios desenvolvendo novas estratégias empresariais conquistando novos mercados relacionando-se com clientes e fornecedores.
Em suma buscando solucionar seus problemas de adaptação extrena e ao meio ambiente e de equilíbrio ecoerência internos o grupo organizacional descobre a partir de suas experiências positivas estratégias e padrões de comportamento que dão certo e funcionam e por meio de seus fracassos e experiências negativas outros comportamentos e soluções que não funcionam e não trazem os resultados desejados. A partir desse aprendizado heurístico por ensaio e erro o grupo organizacional seleciona e conserva asformas de comportamento os valores e as regras que foram percebidos como responsáveis por seu sucesso e desenvolvimento. Esses padrões culturais são um conjunto de premissas básicas que foram estabelecidas e descobertas esse processo de aprendizagem de solução de problema de adaptação externa e de integração interna.
Essas premissas tendo funcionado suficientemente bem foram consideradasvalidas devendo ser ensinadas aos outros membros da organização como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas. Essas premissas-conceitos princípios regras formas de comportamento e solução de problema, compõem a cultura da organização segundo Schein.

Cultura Organizacional

Variável que muda com o tempo
Percebida por meios de...
tracking img