Valores organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
|VALORES ORGANIZACIONAIS COMO INFLUENCIADORES DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA REDE DE ORGANIZAÇÕES |

RESUMO

Esta pesquisa teve por objetivo identificar quais valores do Inventário de Perfis de Valores Organizacionais–IPVO- mais influenciam o tipo de estratégia de internacionalização de uma rede de organizações. A revisão da literatura sugere que os valores apresentados por Oliveira e Tamayo (2004) juntamente com a proposição de estratégias de Porter (1996) podem se influenciar mutuamente. Para tanto, procedeu-se à pesquisa exploratória, com gestores da área Comercial de 103 empresas do setor de autopeças filiadasao SINDIPEÇAS. Esses questionários foram enviados via internet pelo programa QUESTIONPRO no período de 05/09/2009 a 12/12/2009. Para o seu desenvolvimento, foi elaborada uma ordem coerente sobre o perfil da empresa e seus valores organizacionais percebidos e existentes na mesma. Valores esses, identificados no modelo do Inventário de Perfis de Valores Organizacionais – IPVO. Os questionários foramtratados por meio de programa estatístico –SPSS- e a correlação das variáveis sugere que, os três valores organizacionais que mais podem influenciar a estratégia são: Inovação; Parcerias e Competitividade.

Palavras-chave: Valores Organizacionais. Estratégia. Internacionalização. Rede de empresas. Rede de organizações.

1. INTRODUÇÃO

Autores como Mintzberg (2002) e Kotabe e Helsen (2007)afirmam que os valores organizacionais são importantes para o aumento de competitividade de uma rede de organizações e podem ser considerados como força significativa ao sucesso dos negócios dessas redes.
Para Rokeach (1973), valores são critérios gerais, padrões ou princípios que as pessoas utilizam para determinar quais comportamentos, eventos e situações são desejáveis ou indesejáveis para sealcançar determinados fins ou objetivos. Nesse sentido, os valores que podem impulsionar as metas de uma organização são o (a) Terminal que é a situação final que as pessoas desejam alcançar e pode estar refletido na missão e objetivos da empresa e (b) o Instrumental que é um modo de comportamento desejável para se alcançar os objetivos almejados como, por exemplo, trabalhar muito, respeitartradições e a autoridade, ser conservador e cuidadoso, criativo, corajoso e honesto, aceitar riscos e manter altos padrões.
Em uma organização, onde existem definições precisas de cargos e estruturas, também, existem regras informais, procedimentos e interligações entre as pessoas, que embora não possam ser medidas, determinam a cultura organizacional de uma empresa. Para autores como Wagner e Hollenbeck(1999), a cultura de uma organização é uma maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na organização que mantém seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si mesmos e seus trabalhos podendo, assim, apresentar-se como um movimento de sustentação da empresa e de seus objetivos (AKTOUF, 1996).
Assim, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema: Que valoresexistentes em uma rede de organização influenciam a escolha da estratégia liderança em custo para se internacionalizar?
Os valores de uma rede de organizações podem facilitar ou dificultar as ações estratégicas para a internacionalização, portanto, é fundamental que a rede formada tenha tanto objetivos comuns no mercado como semelhanças em aspectos culturais e organizacionais, caso contrário, umaestratégia de internacionalização estará mais propensa ao fracasso (WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000).
Uma vez que os valores de uma organização influenciam sua cultura, isto é, o comportamento das pessoas dentro da organização, Schein (1983), e que a cultura organizacional, baseada nos valores incorporados nas normas da empresa, facilita a interação por fornecer referências que auxiliam os...
tracking img