Valores na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
¬¬¬¬¬¬¬UMA ESCOLA PARA CIDADÃOS: CONSTRUÇÃO E PROPAGAÇÃO DE VALORES NAS 3ª E 4ª SÉRIES DA ESCOLA MUNICIPAL DR. EDMILSON GONÇALVES


INTRODUÇÃO

Historicamente verifica-se a presença da preocupação com a formação moral do aluno. Na Idade Antiga e Idade Média a pratica de valores não era considerada legítima. Acreditava-se que o conselho levaria os alunos e os filhos a assumirem determinadosvalores. Não existia uma metodologia explicita para dentro da sala de aula, levar o aluno não apenas a ganhar saberes cognitivos, saber as matérias escolares, mas desenvolver intimamente seus valores.
Na sociedade moderna a crise de valores torna-se um dos temas mais controvertidos, vivenciados não só na família como na escola. Percebe-se que não e fácil abordar as questões dos valores naeducação visto que o currículo está defasado, pois não conseguiu acompanhar a velocidade de informações do pós-industrial. Sabendo que as primeiras experiências educacionais da criança são geralmente proporcionadas pela família e aperfeiçoadas na escola, nesse cenário estas instituições assumem a mesma função básica: Educar em Valores.
Os valores estão no fazer de cada educador que busca o desenvolvimentomoral do educando. A utilização dessa prática pode advir das atividades docentes curriculares no interior da sala de aula, sendo que a educação valorativa está presente em todas as disciplinas do currículo. Atualmente usam-se os mesmos atores: sala de aula, professores, alunos e família, que através de uma parceria propõem-se o trabalho com valores visando contribuir para a formação ética doseducandos.
___________________________________________________________________________
* concludentes do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês - CESSIN

A realização deste estudo transcorreu no período de Maio de 2007 a Abril do ano letivo de 2008, através de observações realizadas na Escola Municipal Dr. Edmilson Gonçalves, limitando-se apenas às 3ª e 4ª séries doEnsino Fundamental, com a finalidade de levantar informações pertinentes ao tema a ser desenvolvido na própria escola.
As observações efetivadas foram necessárias para que pudéssemos conhecer seus aspectos físicos, administrativos e pedagógicos. Evidentemente que todo trabalho tem suas limitações e neste não foi diferente, nos deparamos com muitos alunos que ainda possuem grande dificuldade emcompreender a importância que os valores têm em sua vida.
A presente proposta foi desenvolvida com a participação de professores, alunos e pais. O primeiro momento relata o referencial teórico sobre o tema proposto. No segundo momento o desenvolvimento da proposta expondo a caracterização da escola, as atividades desenvolvidas e por último os resultados alcançados do inicio ao ‘‘término’’ do trabalho.1. VALORES NA SOCIEDADE

Em meio a uma realidade de caos moral, onde os indivíduos não mais movidos pelos princípios que os reportam a seus valores referenciais percebem-se a falha no ensinamento de tais. Segundo Vigotski em sua teoria interacionista o individuo desenvolve-se de acordo coma interação com o meio em que vive sendo mediado pelos que estão ao seu entorno. Nesse sentido osvalores, princípios que fundamentam a consciência humana, dignificam a conduta, ampliam a capacidade de percepção e dissolvem preconceitos e diferenças, apontam à importância de, se repensar na transmissão dos mesmos.
É na ânsia de estabelecer algo que o ser humano cria normas baseadas em costumes do seu meio. Essas normas são regras básicas para uma convivência harmônica em sociedade e, isso étransmitido de grupo para grupo tornando-se valores. Conforme as suas necessidades o homem escolhe os meios e os fins da sua ação a partir de suas atitudes.
Segundo o psicólogo suíço Jean Piaget em sua teoria construtivista, descarta a inteligência inata e estabelece o saber, como algo que a criança constrói paralelamente ao seu desenvolvimento cognitivo. Não é algo determinado ou imposto de fora....
tracking img