O ensino dos valores na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 121 (30056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
(EXTENSÃO DO FUNCHAL)









"O Ensino dos Valores na Escola"








Dissertação de licenciatura em Ciências Religiosas
De
Fernando Manuel Reis de Abrunhosa






Orientada pelo Professor Doutor
José Anastácio Alves

Agradecimentos






À minha mãe
Maria Augusta Mascarenhas dos Reis








Ao meu OrientadorDr. José Anastácio Alves










INTRODUÇÃO

Falar de educação nos nossos dias não é tarefa fácil, sobretudo, por esta estar sujeita a muitos condicionalismos e pressões, quer vindas do seu interior, quer do exterior.
Consciente das dificuldades inerentes à Educação e a um estudo/reflexão sobre a mesma, encetei a viagem, no tempo e no espaço.
Quando se faz uma viagem,dias antes, procura-se prepará-la. Há o cuidado a ter com a "bagagem", com o que levar, com o itinerário.
Para esta "viagem" procurei levar uma "bagagem recheada", mas, apenas com o essencial. Trouxe nela os "Modelos Pedagógicos", "Perspectivas Educativas", "Lei de Bases do Sistema Educativo", um Documento do "Concílio Vaticano II", referências "Bíblicas" sobre conduta humana e Valores,"Perspectivas Teológicas" sobre os Valores, a Educação, a Escola, o Ensino, a Família.
O Itinerário escolhido foi uma viagem ao passado para citar Autores de referências Clássicas (de Confucio e Lao Tseu a John Dewey), de Teorias Clássicas a Modelos Contemporâneos (do Modelo Directivo ao Modelo da Educação do Carácter). Já no presente servi-me de estudos e reflexões publicados na Revista Brotéria.Em relação à Bíblia, recolhi ensinamentos do Antigo e Novo Testamento, sem esquecer uma passagem (obrigatória) pelo Dicionário de Teologia Moral.
Ao fazer esta viagem não tive em mente, apenas, recolher e referenciar opiniões, estudos, reflexões sobre temáticas importantes referentes ao Ensino, à Educação. Quis também levantar questões e procurar respostas para as mesmas.
Finalmente aescolha de um título que ilustrasse e sintetizasse toda a rota que pretendia percorrer (e levar outros a percorrerem) foi ao longo do percurso sofrendo um processo de maturação, que a minha pessoa ia fazendo, à medida que caminhava e mergulhava na profundidade e na beleza que esta viagem me proporcionava...; De "Educar para os Valores" (primeiro título surgido em minha mente), passando por "Educação eValores", até ao título escolhido:
- "O Ensino dos Valores na Escola".
Porquê este título?
O meu primeiro sentimento, como resposta e defesa ao título escolhido, seria o de responder com nova pergunta: E porque não?
Responder deste modo leva a supor, se não explicitamente, pelo menos implicitamente, de forma um pouco agressiva, ou pelo menos, entrar num campo de dialéctica que nãopretendo e que está fora do âmbito deste trabalho. Não é um trabalho filosófico. É um trabalho cuja base é uma fundamentação psico-pedagógica e biblico-
-teológica.
Para responder ao porquê do título "O Ensino dos Valores na Escola", fá-lo-ei servindo-me duma reflexão colhida numa aula do senhor Dr. Tolentino Mendonça (ele que me perdoe o atrevimento) sobre o nosso mundo, as mudanças,transformações do mesmo.
Vivemos numa Época caracterizada por passagens e transformações que se dão a um ritmo cada vez mais veloz. Assim:
- "De um mundo simples, a um mundo complexo";
- "De um mundo hierarquizado, para um mundo relativo";
- "De um mundo de interditos, a um mundo libertário";
- "De um mundo racional, a um mundo sensitivo";
- "De um mundo de formação, a um mundo de informação";- "Num mundo de imposição, a um mundo de marketing";
- "De um mundo das grandes narrativas, ao mundo dos mitos quotidianos";
- "De um mundo exterior e social, a um mundo psicologista";
- "De um mundo tutelado, a um mundo individualista";
- "De um mundo rígido, a um mundo em festa de consumo";
- "De um mundo de valores definidos, a um mundo de excesso de valores";
- "De um...
tracking img