Utilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL – UNIBRASIL
BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO EM JORNALISMO















BOLETINS DE UTILIDADE PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO AOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO
























BOLETINS DE UTILIDADE PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO AOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO







Trabalho dediplomação apresentado como requisito parcial à conclusão do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Brasil. Orientador: Prof° Rafael Schoenherr
Co - orientadora: Profª Ivana Paulatti







Curitiba
2008


SUMÁRIO


1 Introdução 3


2 OBJETIVOS 19


3 JUSTIFICATIVA 20


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 24


5 METODOLOGIA 36


6DELINEAMENTO DO PRODUTO 38


7 CRONOGRAMA 39


8 ANEXOS 40


9 REFERÊNCIAS 53
























1 INTRODUÇÃO


A comunicação tem uma importância fundamental na evolução da sociedade. Essa importância é ainda mais marcada quando se observa o processo de transmissão de informações, através dos meios de comunicação social.
Pois, quando se fala emmudança comportamental, a comunicação tem uma relevância ainda maior. O despertar de novas atitudes e a construção da postura do indivíduo no mundo é feito pelos processos comunicativos juntamente com a educação que recebe.
O comportamento individual e coletivo são determinados pelo modo como recebem as informações e não apenas pela recepção.A maneira como essa transmissão é realizada nocontexto social, ao qual as pessoas estão inseridas e outros fatores influenciadores, estabelecem as mudanças comportamentais.
Ao pensar nisso, o objeto de estudo dessa pesquisa consiste em desenvolver uma forma de comunicação possível e suficiente, para gerar temas comuns de interesse aos usuários do transporte coletivo de Curitiba.
A proposta do projeto é a elaboração de boletinsinformativos de utilidade pública, através de uma mídia sonora, nos ônibus da cidade.
O trabalho está focado na descoberta de temas que sejam úteis e de interesse aos usuários, para através das informações pautadas, proporcionar mudanças comportamentais que melhorem o convívio social em Curitiba.













2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Em meados da década de 90 surge nosEstados Unidos uma nova vertente do jornalismo, denominada Civic Journalism, que no Brasil é conhecido como Jornalismo Cívico, ou ainda, Jornalismo Cidadão, Público e de Prestação de Serviços.
Essa nova tendência sugere que as informações jornalísticas devem estar de acordo com os interesses dos cidadãos, proporcionando a eles a capacidade de resolver determinados problemas decorrentes da vidaem sociedade. ABREU (2003) cita WATINE (1996) para confirmar essa idéia.

“A ação jornalística é tendente a servir aos interesses concretos dos cidadãos e a responder às preocupações dos leitores ou da audiência referentes a emprego, habitação, educação, segurança, qualidade de vida etc. Esse seria o “jornalismo cidadão” (Watine, 1996).”.

Outra autora confirma essaidéia do Civic Journalism. QUADROS (2005) afirma que o jornalista não deve apenas mostrar os problemas da sociedade, porém deve oferecer solução para eles.
As informações veiculadas pelos meios de comunicação devem ter caráter conscientizador. De acordo com CASTILHO (1997) o Civic Journalism visa tornar a população consciente das relações existentes na convivência em uma sociedade urbana, paraque assim, cada indivíduo possa exercer seus direitos, e participar do coletivo de forma adequada.
CASTILHO (1997) afirma que o objetivo do Jornalismo Cívico é retomar o contato com a comunidade, fornecendo informações de utilidade imediata ao leitor principalmente no que diz respeito a empregos, concursos públicos, imóveis e mercado imobiliário, exercício da cidadania e serviços públicos....
tracking img