Uso de rfid para controle de bagagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Considerado um serviço de luxo, inacessível para a maioria dos brasileiros ainda no final da década de 90, a utilização do transporte aéreo em nosso país nunca foi algo tão comum e cada vez mais próximo da realidade de uma grande fatia da população.

Alguns fatores que contribuíram para esse cenário são, além da expansão do próprio mercado de transporte aéreo e conseqüente quedadas tarifas, o aumento no poder de compra dos brasileiros e as facilidades para adquirir pacotes de turismo e vôos com pagamento facilitado.

No fluxo contrário ao grande crescimento de demanda do setor, os aeroportos brasileiros e os próprios procedimentos das companhias aéreas pouco ou nada se adequaram para oferecer os serviços com a qualidade que o consumidor deseja.

Para termos idéia dadimensão desse crescimento, o tráfego de passageiros nos aeroportos brasileiros cresceu mais de 50% entre os anos de 2006 e 2010, segundo dados do anuário estatístico da Infraero, ultrapassando a marca de 155 milhões de passageiros nos 67 aeroportos administrados pela companhia.

Nesse cenário de crescimento acelerado sem evolução compatível da infraestrutura, as bagagens, item obrigatório para agrande maioria das viagens, representaram o segundo maior motivo de reclamação dos usuários de transporte aéreo em 2010, segundo a ANAC, ficando a frente de até mesmo de itens como atrasos e cancelamentos de vôos.

A perda ou extravio de bagagem consiste em um dos piores imprevistos para o viajante. Para os passageiros que estão no percurso de ida, chegar ao destino sem suas bagagens podetrazer sérios problemas como a perda do acesso a medicamentos essenciais, roupas específicas para as ocasiões planejadas, além de equipamentos, documentos ou qualquer outro objeto necessário no destino. Para quem está retornando, além de todos esses fatores, temos grandes possibilidades de perda de compras efetuadas durante a viagem. Independente do caráter da viagem ou conteúdo das bagagens, emqualquer uma das situações, sempre haverá prejuízos materiais, emocionais e aborrecimentos.



RFID

RFID (identificação por radiofreqüência) é uma tecnologia que utiliza ondas de rádio para captura de dados. Normalmente esses dados são armazenados em um microchip junto a uma etiqueta (tag RFID) podendo fazer a identificação de objetos, equipamentos, animais, embalagens e até mesmo pessoas,utilizando apenas um leitor que se comunica com a etiqueta através da freqüência de rádio para efetuar a leitura desse conteúdo.

Essa tecnologia já existia desde 1940 e futuramente poderá substituir o código de barras, pois com ela o controle que temos sobre os itens monitorados é maior, além de possibilitar a criação de inventários, aumentando a produtividade e a logística do negócio. Em lugaresonde o código de barras pode falhar o RFID pode ser usado para suprir essa necessidade.

Como por exemplo, o aeroporto de Frankfurt um dos maiores aeroportos da Europa que utilizam essa tecnologia desde 2003 para fazer o monitoramento dos extintores de incêndio, identificando os dados de inspeção dos mesmos e todo o seu histórico de manutenção. Os técnicos simplesmente utilizavam os leitores RFIDpara ter acesso a todos os dados dos equipamentos podendo de forma prática e fácil realizar a manutenção, além da economia de papel que a antiga forma gerava.

A etiqueta RFID é feita de chips de silício e uma antena que permite se comunicar com o leitor RFID. Existem três tipos de etiquetas:

• As passivas

• As ativas

• As semi-passivas

O RFID utiliza a comunicação sem fioe coleta todos os dados inseridos na etiqueta que independente do seu tamanho minúsculo, consegue armazenar um número grande de informações como data de fabricação, validade, telefone, email entre outros dados.



Origem

O físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt inventou um sistema RFID que nos leva a época da segunda guerra mundial. Ele liderou um projeto secreto juntamente com...
tracking img