Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RFID(Radio-Frequency IDentification)
Laurence Smanhotto Tomaz Curso de Redes e Segurança de Informação Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, novembro de 2009

Resumo
Neste trabalho científico, estarei explicando sobre RFID(Radio-Frequency IDentification) em português Identificação por Rádio Frequência. É um recurso tecnológico no qual a maioria dos setores de TI em 2009 vêmexplorando cada vez mais. Foram debatidas diversas visões sobre a aplicação desta tecnologia em diversos segmentos de mercado que estão citados a seguir alguns dos mais importantes. Abordarei vários aspectos sobre RFID como, o que significa RFID, histórico, utilização dos seus recursos, segurança, futuro da tecnologia RFID e conclusão. 1 Meios de aplicações.

RFID (Radio-Frequency IDentification)em português Identificação por Rádio Freqüência.A diversas aplicações para esta tecnologia no mercado, tais como:                 Área de logística Hospitalar Controle de acesso Segurança Varejo Controle de eventos Controle de transfusão sangüínea Ajuda para locomoção de cegos Rastreamento de animais e de cargas Aplicação de RFID em aeroportos Passaportes Autenticidade de produtosControle de temperatura Entretenimento Prevenção de perdas Meio-ambiente (desmatamento e controle de coleta de lixo)

Enfim, em diversas áreas, uma vez que seu uso é ilimitado se tornando um grande instrumento para autenticação, deixando ainda menor a chance de falhas e brechas de segurança.

2

História

Vem dos sistemas de radares empregados na Segunda Guerra Mundial. Os combatentesutilizavam radares que foram descobertos em 1937 por Sir Robert Alexander Watson-Watt, um físico escocês para avisar com antecedência a chegada de aviões mesmo bem distantes, esse foi basicamente considerado o primeiro sistema passivo de RFID. Estudos na tecnologia de radares e de RF (Radio Frequency) continuaram através das décadas. Cientistas e acadêmicos do mundo fazem pesquisas explicando como aenergia de RF poderiam ser utilizadas para identificar objetos remotamente como feito nos aviões antigamente.. Companhias começaram a comercializar sistemas antifurto as tags (etiquetas) denominadas de "etiquetas de vigilância eletrônica" as quais ainda são utilizadas hoje em dia. Charles Walton, um empreendedor da Califórnia, inventou um cartão com um transponder embutido que se comunicava a umleitor/receptor situado próximo da porta. O receptor detectava o número de identificação válido gravado na etiqueta RFID e a porta abria. O governo dos Estados Unidos também tem voltado atenção para os sistemas RFID para segurança de rastreamento de materiais nucleares. Na década de 1970, o laboratório nacional de Los Alamos teve um pedido do departamento de energia para desenvolver um sistema pararastrear materiais nucleares. Esse grupo de cientistas criou o projeto onde seria colocado um transponder nos caminhões, para uma identificação das cargas e potencialmente outro tipo de informação como, por exemplo, a identificação do motorista. Que hoje é usado na área de logística. No início da década de 90, engenheiros da IBM desenvolveram e patentearam um sistema de RFID baseado na tecnologiaUHF (Ultra High Frequency). Que oferece um alcance de leitura maior (aproximadamente 6 metros sobre condições boas) e transferência de dados mais velozes. Leitores (RFID readers) O transceptor (leitor) é o objeto de comunicação entre o sistema RFID e os sistemas externos de processamento de informações. O controlador de RFID é o aparelho de interface que controla todo o sistema periférico de RFID(antena ou leitora e transponders) além da comunicação com o resto do sistema ou host. Existem vários controladores de RFID disponíveis para vários protocolos de comunicação.

Figura 1 – Modelo de microchip RFID

3 3.1

Aplicações Hospitalares

Pesquisadores da área de saúde pensam em um dia utilizar um pequeno chip RFID implantado embaixo da pele, podendo transmitir seu número e...
tracking img