Etec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA – RFID

RFID é a abreviação de Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofreqüência. Diferentemente do feixe de luz utilizado no sistema de código de barras para captura de dados, essa tecnologia utiliza a freqüência de rádio.
Trata-se de uma das mais novas tecnologias de coleta automática de dados, surgida inicialmente como soluçãopara sistemas de rastreamento e controle de acesso na década de 80 quando o MIT (Massachusetts Institute of Technology), juntamente com outros centros de pesquisa, iniciou o estudo de uma arquitetura que utilizasse os recursos das tecnologias baseadas em radiofreqüência para servir como modelo de referência ao desenvolvimento de novas aplicações de rastreamento e localização de produtos. 
Desseestudo, nasceu o Código Eletrônico de Produtos - EPC (Electronic Product Code). 
O EPC definiu uma arquitetura de identificação de produtos que utilizava os recursos proporcionados pelos sinais de radiofreqüência, chamada posteriormente de RFID (Radio Frequency Identification).

A necessidade de captura das informações de produtos que estivessem em movimento incentivou a utilização daradiofreqüência em processos produtivos. 
Juntou-se a isso a necessidade de utilização em ambientes insalubres e em processos que impediam o uso de código de barras. 
Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, permitindo o seu rastreamento desde a fabricação até o ponto final da distribuição.
Tal tecnologia utiliza as Etiquetas Inteligentesque são etiquetas eletrônicas com um microchip instalado e que são colocadas nos produtos. 
Esse produto pode ser rastreado por ondas de radiofreqüência utilizando uma resistência de metal ou carbono como antena.
Esta tecnologia desencadeia uma revolução que no futuro será a base para uma nova realidade na identificação de produtos, com impacto direto nos processos logísticos de toda a cadeia deabastecimento, seja na fabricação, no controle de estoque ou na compra e venda destes. 
Com esta tecnologia, a transmissão das informações de cada produto é feita por antenas e etiquetas de radiofreqüência, e tudo isto baseado no EPC - Código Eletrônico do Produto (Electronic Product Code) e na sua rede de informações. 
A tecnologia de radiofreqüência já pode ser observada em sistemas decontrole de acesso e pedágios. 

A identificação por radio freqüência ou RFID, é um termo genérico para as tecnologias que usam as ondas de rádio para identificar automaticamente pessoas ou objetos. 
Daí diversos métodos da identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip. 
Tal tecnologia permite a capturaautomática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como tag ou transponder que emitem sinais de radiofreqüência para leitores ou antenas, que captam estas informações. Existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo. 

A RFID não é simplesmente um substituta do código de barras, é umatecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e até aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis e em produtos onde o uso de código de barras não é eficiente (BERNARDO: set 2004).
2.1. O Funcionamento da Tecnologia por RadiofreqüênciaAs Etiquetas Inteligentes são capazes de armazenar dados enviados por transmissores. 
Elas respondem a sinais de rádio de um transmissor e enviam de volta informações quanto a sua localização e identificação. 
O microchip envia sinais para as antenas, que capturam os dados e os retransmitem para leitoras especiais, passando em seguida por uma filtragem de informações, comunicando-se com os...
tracking img