Urgencia e emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo o Conselho Federal de Medicina, em sua Resolução CFM n.° 1.451, de 10/3/1995 (CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, 1995), temos as seguintes definições:
Urgência: ocorrência imprevista de agravo àsaúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
Emergência: constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente devida ou sofrimento intenso, exigindo, tratamento imediato.
Parada Cardiorrespiratória (PCR): É a interrupção súbita da atividade mecânica ventricular, útil e suficiente, e da respiração; morte clínica:falta de movimentos respiratórios e batimentos cardíacos eficientes na ausência de consciência, com viabilidade cerebral e biológica; morte biológica irreversível: deterioração irreversível dosórgãos, que se segue à morte clínica, quando não se institui as manobras de RCR; morte encefálica (freqüentemente referida como morte cerebral): ocorre quando há lesão irreversível do tronco e do córtexcerebral, por injúria direta ou falta de oxigenação, por um tempo, em geral, superior a 5 min. em adulto com normotermia.
A parada cardiorrespiratória (PCR) constitui uma situação de emergência máxima,exigindo dos profissionais de saúde início imediato das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.
A RCR é um conjunto de procedimentos de emergência que pode ser executado por profissionais daárea de saúde ou por leigos treinados, consistindo no reconhecimento de obstrução das vias aéreas, de parada respiratória e de parada cardíaca e na aplicação da RCR através da seqüência ABC: abertura devias aéreas (desobstrução) boca a boca (respiração); circulação artificial (compressão torácica externa)



O principal objetivo é instituir as condições mínimas necessárias para recuperar oumanter a oxigenação e a perfusão cerebral; consiste no reconhecimento da PCR e realização de procedimentos para a RCP. Com as alterações das Diretrizes da AHA em 2010, a seqüência A-B-C, passa a...
tracking img