Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jo 5:39
________________________________________
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e säo elas que de mim testificam;"

Jesus está mandando alguém ESTUDAR as escrituras através deste verso, ou está criticando os JUDEUS (vv. 16,17) por se apegarem tanto a lei ("[VÓS] Examinais as Escrituras, porque vós cuidais (cuidar=pensar,imaginar) ter nelas a vidaeterna,...") e não perceberem que o messias apontado por ela ("...säo elas que de mim testificam;") estava diante deles?
“O “examinais”, verbo examinar, 3ª. pessoa do presente do indicativo, e não do imperativo. Assim, Jesus disse que eles examinavam as Escrituras (Velho Testamento), e não mandou ninguém examinar. Como saber isso? É um pouco difícil, realmente, para quem não tem um pouco deconhecimento de gramática normativa da Língua Portuguesa. Para esses, pouco adianta falar-se em presente do indicativo, imperativo, subjuntivo etc. Mas a explicação passa por aí. Se fosse uma ordem, o verbo estaria no imperativo. Neste caso a terminação não seria “ais”, mas “ai”. “Examinai”. Aí sim seria um mandamento. Ocorre que, mesmo assim, há uma confusão, porque algumas bíblias trazem uma notaexplicativa no rodapé: “Ou examinai”. Um leitor, sem um repertório especializado, conclui que “examinais” pode ser usado como “ examinai”. Ensinam, a partir daí, que Jesus mandou examinar as Escrituras nesse versículo e ninguém tira da cabeça de quem assim conclui. Isso em razão de o rodapé não explica o que deveria explicar. É que nesse caso, há um tempo verbal grego que é escrito da mesma maneira tantopara o modo indicativo quanto para o modo imperativo. A diferença, nessas ocorrências, está no contexto imediato. “E não quereis...” O “E” ou “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo...” são conjunções adversativas, conectivos apropriados para esse tipo de ocorrência. Nesse contexto imediato, então, jamais se poderia concluir por uma ordem de Jesus. Ele apenas disse e exortou os judeus que colocavam oVelho Testamento acima de Jesus. Não era erro examinar, como examinavam, mas era erro e miopia não entender que as mesmas Escrituras falavam de Jesus a quem eles – judeus - queriam matar.

E agora? É errado usar esse versículo para exortar a igreja a examinar a Bíblia? É sim. É errado. A intenção é certa e boa, mas a aplicação da Palavra está errada. Isso abre um precedente perigoso, que ébuscar o bem por meio da mal. Como existem muitos textos que tratam da necessidade de conhecermos as Escrituras, de estudarmos a Palavra, não há necessidade de partirmos do erro, por simples que seja, para atingirmos a verdade. Pela verdade chagamos à verdade; pelo erro chagamos ao erro.

O QUE É HERMENÊUTICA?
É a Ciência e Arte da Interpretação. É Ciência porque estabelece regras positivas einvariáveis; é Arte porque suas regras são praticas. O termo "Hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão".[1]
Em outras palavras, Hermenêutica é o Estudo Cuidadoso e Sistemático das Escrituras para descobrir o SignificadoOriginal que foi pretendido. É a tentativa de escutar a Palavra conforme os Destinatários Originais devem tê-la ouvido; descobrir qual era a Intenção Original das Palavras da Bíblia.
Encontra-se desde os Séculos XVII e XVIII o uso do termo “Hermenêutica” no sentido de uma Interpretação Correta e Objetiva daBíblia.Spinoza[2]é um dos Precursores da Hermenêutica Bíblica.
CIÊNCIAS QUE AJUDAM NO ESTUDODA BÍBLIA
a)Hermenêutica
A Hermenêutica procura descobrir o Sentido Exato das Palavras e Textos, ou seja, “o que significa?”Em outras palavras, estuda-se Hermenêutica com o propósito de interpretar Produções Literárias do Passado. Sua tarefa fundamental é indicar o meio pelo qual possam ser removidas as diferenças ou distâncias entre um Autor e seus Leitores. A Hermenêutica nos ensina que isso...
tracking img