Up / rup

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo Unificado e Processo Unificado Racional (UP e RUP)
Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Rio das Ostras (PURO) Ciência da Computação

Welton Luiz de Oliveira Barbosa¹ Carlos David Pasco¹

¹Instituto de Ciência e Tecnologia

Processo Unificado

1- Introdução
Processo: Ato de proceder, de ir por diante; Sucessão de estados ou de mudanças; Modo por que serealiza ou executa uma coisa; método, técnica. [Dicionário Aurélio] Por essa definição, podemos identificar o porquê do Processo Unificado ser chamado de processo. O Processo unificado surgiu como uma nova proposta de desenvolvimento, fugindo do modelo em cascata, seguindo basicamente as mesmas etapas genéricas de desenvolvimento de software, porém visando um desenvolvimento iterativo e incremental,totalmente diferente do modelo em cascata. O RUP nasce da captura das melhores práticas de desenvolvimento de software, visando dar resposta satisfatória aos diversos problemas inerentes a atividade. Segundo Grady Booch estas são algumas causas de problemas no decorrer de um projeto de software:        Gerenciamento especial de requisitos Comunicação ambígua e imprecisa Arquiteturasfrágeis Complexidade subjugada Inconsistências não detectadas em requisitos, construções e implementações Teste insuficiente Avaliação subjetiva de status do projeto

As melhores práticas são abordagens experimentadas comercialmente e com comprovado sucesso. Usadas em combinação, atacam as origens de problemas no desenvolvimento de software. São elas:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Desenvolver softwareiterativamente. Gerenciar requisitos. Usar arquiteturas baseadas em componente. Modelar visualmente o software. Verificar continuamente a qualidade de software. Controlar mudanças do software.

Esse processo, por ter sido “criado” pelos mesmos nomes da UML, faz um amplo uso desta, durante suas etapas de desenvolvimento de software. É um processo ágil, com isso, visa à liberação constante de versões desoftware para o usuário, tendo como objetivo não só a documentação, mas também a construção de artefatos de software, logo após o reconhecimento dos principais requisitos.

2- Histórico
No início da década de 90 surgiu o conceito de orientação a objeto (OO). Junto ao conceito surgiram inúmeras propostas de modelos de análise orientada a objetos (AOO) e projeto orientado a objetos (POO). Essaquantidade de propostas gerava discussões sobre qual modelo seria o melhor (AOO ou POO). Além do mais, era difícil ocorrer um bom entendimento entre equipes de desenvolvimento, por raramente usarem os mesmos modelos de desenvolvimento OO. Houve então uma proposta de criação de um modelo unificado entre três (3) grandes nomes da área de engenharia de software, James Rumbaugh, Grady Booch e IvarJacobson. Como resultado dessa união surgiu a Unified Modeling Language (UML), servindo como uma norma entre as empresas de desenvolvimento de software. Porém a UML servia como uma ferramenta auxiliadora nas etapas da engenharia de software e não como um molde (esqueleto) a ser seguido no desenvolvimento de sistemas OO. Durante alguns anos decorridos do surgimento da UML, os mesmos criadoresdesenvolveram o Processo Unificado (PU). Este sim passou a servir como um modelo a ser seguido durante as etapas de desenvolvimento de grandes sistemas OO. O PU propôs o modelo iterativo e incremental, deixando o software com mais robusto na medida em que o tempo passa. Atualmente o PU e a UML são amplamente usados em conjunto por empresas desenvolvedoras de software OO. O modelo iterativo e incrementaldo PU deve ser adaptado para satisfazer às necessidades específicas do projeto.

3- Princípios
3.1- Dirigido por casos de uso
Indicam as funcionalidades a serem cumpridas pelo sistema, podendo gerar mais de uma funcionalidade. Auxiliam na construção do modelo de análise e de projeto. Depois, na etapa de testes. Com isso podemos perceber a expressão “dirigido por casos de uso”, pois está...
tracking img