Contabilidade rural e contabilidade industrial um estudo sobre suas diferenças e semelhanças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas Torricelli
















Contabilidade Rural e Contabilidade Industrial

Um estudo sobre suas diferenças e semelhanças



























Guarulhos
2010








Contabilidade Rural e Contabilidade Industrial

Um estudo sobre suas diferenças e semelhanças









Projeto interdisciplinar depesquisa e aprendizagem,

Apresentado como um dos critérios de aproveitamento

Do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis,

das faculdades Integradas Torricelli.



















Guarulhos

2010








Sumário



Lista de abreviações e Siglas 4

1. Introdução 5

2. Delimitação do tema 6

3. Objetivos 6

3.1 Objetivo geral 6

3.2 Objetivosespecíficos 6

4. Justificativa 7

5. Problema de Pesquisa 8

6. Metodologia 8

7. Referência Bibliográfica 10




























Lista de abreviações e Siglas


P.I.B: Produto Interno Bruto















































1. Introdução



A contabilidade, na qualidade de metodologia,especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa ou mesmo pessoa de direito público, tais como: Estado, Município, União, Autarquia etc., tem um campos de atuação circunscrito as às entidadessupramencionadas, o que equivale a dizer muito amplo (FEA/USP, equipe de professores da, 1996)

A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das entidades, registrando e controlando os fatos contábeis, dessa forma servindo como instrumento para gestão e tomada de decisões nas entidades.

Devido ao seu amplo campos de atuação a contabilidade pode ser dividida em várias áreas, as quais se adéquam adeterminado tipo de aplicação.

Entre essas áreas, pode- se destacar a contabilidade rural e a contabilidade industrial, as quais serão objeto de estudo nesse trabalho acadêmico.

A contabilidade Industrial, como ramo da contabilidade geral aplicada as indústrias, tem como campo de aplicação, portanto, o patrimônio das empresas industriais. Estas possuem características próprias, que asdistinguem das demais empresas ( FRANCO, hilário, 1996)

A contabilidade industrial é o ramo da contabilidade que se aplica as empresas que exercem atividade industrial, ou seja, as empresas que transformam matéria-prima em produtos acabados, dessa forma, tornando- se diferente das demais empresas, como empresas comerciais ou de serviços.

A contabilidade rural é um dos principais sistemas decontrole e informação das empresas rurais. Com a análise do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício é possível verificar a situação da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como análises de estrutura, de evolução e de solvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc. (CREPALDI, Sílvio Joaquim, 2005)

A contabilidade rural éaplicada nas empresas rurais, aquelas que exercem atividade no setor agrícola, como criação de gado ou plantações.

Devido à dependência de diversos fatores naturais, como clima, espaço, força animal e tempo, essa área se difere muito das outras, na forma de administrar e contabilizar seu patrimônio.

Em função da complexidade dessas duas áreas distintas da contabilidade, o objetivo desse estudoé analisar as diferenças e semelhanças entre esses dois ramos.


2. Delimitação do tema



Existem diversos ramos na contabilidade, cada um, utilizado a propósito de otimizar a contabilização de atividades específicas.

Entre esses diversos e complexos ramos estão o da contabilidade Industrial, e o da contabilidade rural, que mesmo sendo menos conhecidos como os da contabilidade...
tracking img