Unilever: uma empresa de responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A EMPRESA
1.1 – DESCRIÇÕES DA EMPRESA E ÁREA DE ATUAÇÃO
A empresa aqui abordada é a Unilever, que é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, que fabrica produtos de higiene pessoal e de limpeza, alimentos e sorvetes, e, está presente em mais de cem países.
Suas marcas mais famosas são: Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe,Close Up e Rexona, entre muitas outras.
Atualmente, possui fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de doze mil funcionários.
Ela é reconhecida e admirada no nosso país por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios ao lado da sociedade e dos funcionários.

1.2 – VISÕES, MISSÕES E VALORES DA EMPRESA
Desde que foifundada, a Unilever sempre pratica e compartilha com os outros ao seu redor seus valores e princípios.
Segundo o próprio site relata: “Desde o final do século XIX, quando William Hesketh Lever declarou que a missão da empresa era ‘difundir a limpeza; diminuir o trabalho das mulheres; fomentar a saúde e contribuir com a atratividade pessoal, para que a vida seja mais divertida e enriquecedorapara as pessoas que utilizam nossos produtos’, a Vitalidade está no coração de nosso negócio.”
A Unilever tem muito clara e muito bem definida a forma que deseja agir junto às comunidades: com projetos capazes de gerar transformação na sociedade e investimentos á longo prazo, com foco na educação e na capacitação de pessoas.
Ela possui um Código de Princípios de Negócios que descreve os padrões detrabalho que todos seguem, em qualquer lugar do mundo. Este código também apóia a responsabilidade corporativa e governança.
A empresa trabalha com a diversidade, tornando-se um ambiente organizacional inclusivo. Onde desenvolve o “Programa Diversidade - A Gente Quer Todo Mundo Aqui”, tendo como um dos focos a criação de um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento de todos,reconhecendo suas diferenças e respeitando seus valores.
Quanto à responsabilidade sócio-ambiental, destacam-se: redução das emissões de carbono, economia de água durante a produção de seus produtos, incentivo à utilização de energia renovável em suas fábricas e reciclagem dos resíduos gerados nas fábricas.
Já em relação ao marketing, ela é comprometida com um marketing responsável: todas as propagandasdos produtos são verdadeiras e passam por vários testes para assegurar sua legalidade e honestidade.
No ano de 2003, foi criado “Princípios de Marketing de Alimentos e Bebidas”, em relação ao marketing destinado ás crianças, estabelecendo que:
• Não transmita mensagens enganosas;
• Não interfira na influência parental;
• Não encoraje crianças a pressionar seus pais ou responsáveis para quecomprem produtos;
• Não sugira pressão de tempo ou de preço;
• Não encoraje hábitos alimentares não saudáveis;
• Não ofusque a fronteira entre promoção e conteúdo.
Em 2007, a Unilever adotou uma política para não serem usadas modelos muito magras em suas propagandas, para garantir que a publicidade não promova a magreza “não saudável”. Um exemplo disso é a propaganda da Dove. A “Campanha deReal Beleza da Dove” usa modelos que não fazem parte do que se é considerado como“padrão de beleza”.
Assim, destacam-se como impactos positivos: o desenvolvimento sustentável, o respeito ao meio ambiente, a nutrição saudável, o desenvolvimento infantil e o aumento da auto-estima com seus produtos de beleza.

1.3 – EVENTOS
Em maio de 2008, a Unilever ganhou o prêmio AED Corporate LeadershipAward, pela Academy for Eating Disorders, por fazer uma campanha de marketing responsável, focada em aumentar a consciência sobre problemas alimentares que afetam as pessoas e promover o tratamento deles.
Em 2009 criou um Comitê de Sustentabilidade, e trabalhou no controle das emissões de CO2, com a elaboração de um Inventário de Emissões.
Ainda nesse mesmo ano, ganhou o prêmio especial de...
tracking img