Responsabilidade social / marketing social na unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O mundo está vivendo uma mudança social, econômica e ambiental sem precedentes. Os desafios globais nos temas pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e doenças estão ficando mais graves e complexos, enquanto os efeitos das mudanças climáticas se fazem sentir em todos os continentes.
Para algumas companhias, isto representa uma ameaça, mas, para outras é uma oportunidadeenorme de inovação e crescimento.
Muitos dos desafios sociais e ambientais do mundo se fazem sentir de uma forma mais intensa nos países em desenvolvimento e países emergentes. Por exemplo, são esses os países que irão sofrer os piores efeitos das mudanças climáticas. No entanto, devido à sua taxa de desenvolvimento econômico, estes também são os mercados que serão a principal fonte de crescimentopara as empresas no futuro.
As companhias que puderem desenvolver produtos que atendam às necessidades funcionais dos consumidores, tendo simultaneamente em conta estes desafios sociais e ambientais, estarão em melhores condições de crescer do que aquelas que não o fizerem.
Outra tendência significativa nos últimos anos foi o surgimento dos “consumidores conscientes” – pessoas que querem fazeruma diferença positiva para o mundo por meio das marcas que escolhem para comprar. Estas pessoas passaram de um grupo minoritário de consumidores que geralmente procuravam uma pequena seleção de marcas de nicho, para um movimento mais dominante que envolve um grande número de pessoas, que agora procuram de forma ativa produtos com benefícios sociais e ambientais positivos ou que evitam aqueles quesão percebidos como de impacto negativo.
Tudo isso faz com que cada vez mais as empresas busquem fazer com que a sua marca possua uma imagem boa diante da sociedade produzindo o chamado marketing social e dentro desse contexto se enquadra a empresa estudada adiante a Unilever.

2. APRESENTANDO A EMPRESA: UNILEVER

A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricantede produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em mais de 150 países. A empresa é conhecida mundialmente pela representatividade de suas marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.
A Unilever é um grupo anglo-holandês, surgindo como resultado da fusão, em 1929,de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie.
Com a razão social S.A Irmãos Lever, a empresa iniciou suas atividades no Brasil naquele mesmo ano, comercializando o sabão Sunlight, importado da Inglaterra. Apenas um ano após sua fundação, a Irmãos Lever inaugurou sua primeira fábrica noBrasil, em Vila Anastácio (SP), e não parou mais de crescer. Diversificou sua produção, lançou produtos inovadores e passou a liderar mercados com marcas como Lux, Omo e Lever.
Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade e pioneirismo para os brasileiros. Dez anos depois, decidiu entrar no mercado de alimentos, com olançamento da Doriana – a primeira margarina cremosa do País. Neste segmento, obteve o mesmo sucesso que já tinha com os produtos de limpeza e, em 2000, já com marcas consolidadas como a Cica, adquiriu a Bestfoods – uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco.
Nessa época, a Gessy Lever já havia adquirido também a Kibon, transação queaconteceu em 1997, ampliando sua área de atuação também para o segmento de sorvetes. Assim, a Gessy Lever passou a ser líder de mercado com marcas de produtos de limpeza, alimentos e sorvetes. Para fortalecer ainda mais sua presença no Brasil, em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.
Atualmente a Unilever...
tracking img