Unidade web - metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos

Em seu cotidiano, o homem adquire de maneira espontânea um modo de entender e interpretar a realidade que o cerca. Por exemplo, algumas pessoas, não passam por baixo de uma escada porque acreditam que dê azar. Ao estourar pipoca, minha avó dava três batidas na tampa da panela para que não ficassem “piruás” (milho sem estourar). São inúmeros os exemplos presentesna vida social, construídos pelo "ouvi dizer", que formam uma visão de mundo fragmentada e assistemática. Mesmo assim, é uma forma usada pelo homem para tentar resolver seus problemas da vida cotidiana. Isso tudo é denominado de senso comum ou conhecimento espontâneo.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do senso comum e na da direita a descrição de tais características,associe corretamente as duas colunas.

A. Espontaneidade
B. Subjetividade
C. Linguagem vaga
D. Validade 1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.
2. As interpretações são definidas pelos interesses, crenças, convicções pessoais e expectativas presentes no sujeito.
3. As técnicas e informações sãoutilizadas desconhecendo-se as razões e justificam a sua correta aplicação ou aceitação.
4. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.
5. Surge em consequência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

A associação correta é:
Resposta
Resposta Selecionada: e.A5, B2, C4, D3
Resposta Correta: e.
A5, B2, C4, D3
Feedback da resposta:
Alternativa correta: A5, B2, C4, D3

A questão abrange as características do senso comum, descritas na unidade 1.

Espontaneidade: surge em conseqüência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

Subjetividade: as interpretações são definidas pelos interesses, crenças,convicções pessoais e expectativas presentes no sujeito.

Linguagem vaga: o significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

Validade: as técnicas e informações são utilizadas desconhecendo-se as razões e justificam a sua correta aplicação ou aceitação.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

O senso comum talvez sejaa primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante: sem ela, não poderíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia a dia. A todo instante precisamos tomar decisões: a melhor marca de creme dental, a melhor combinação de cores para a roupa que vamos usar em uma entrevista de emprego, o aparelho celular que devemoscomprar etc. Por outro lado, o conhecimento adquirido por meio de um “método científico” é bem mais preciso que o obtido por meio do senso comum.
Em relação ao conhecimento científico e ao senso comum podemos afirmar que:
I. O senso comum é empírico - é um saber que deriva diretamente da experiência cotidiana, não necessitando, por isso, de uma elaboração racional dos dados recolhidos atravésdessa experiência.
II. O conhecimento científico é superior ao senso comum.
III. O senso comum é objetivo e impessoal – é simples, direto e factual, tende as ser mais isento, dependendo menos de nossos juízos e disposições pessoais.
IV. O conhecimento científico é subjetivo – depende de nossos juízos e disposições pessoais.
V. O conhecimento científico é metódico – é produzido a partir de umasérie de procedimentos específicos e bem definidos

São verdadeiras as afirmações contidas em:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
I e V, apenas
Resposta Correta: d.
I e V, apenas
Feedback da resposta:
Alternativa correta: I e V, apenas A questão aborda as características do senso comum e do conhecimento científico desenvolvidas na Unidade.

O conhecimento científico e o senso comum...
tracking img