Responsabilidade social e prioridade absoluta. uma análise do serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescente do municipio de belo horizonte - mg.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PÓS-GRADUAÇÃO PITÁGORAS
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Aline das Dores Caldeira
Denise Andréia de Oliveira Avelino
Edna Silva Souza da Luz






RESPONSABILIDADE SOCIAL E PRIORIDADE ABSOLUTA. UMA ANÁLISE DO
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTE DO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE - MG.

















Belo Horizonte
2011
Aline das Dores CaldeiraDenise Andréia de Oliveira Avelino
Edna Silva Souza da Luz







RESPONSABILIDADE SOCIAL E PRIORIDADE ABSOLUTA. UMA ANÁLISE DO
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTE DO MUNICIPIO DE BELO HORIZONTE - MG.










Área de Concentração: SUAS



Orientador: Marcos Miranda




Belo Horizonte
2011
Sumário



1 INTRODUÇÃO 3

1.1 OBJETIVOGERAL 7

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

2 REFERENCIAL TEÓRICO 8

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL E GESTÃO SOCIAL 8

2.1.1 A gestão da política social 10

2.2 A GESTÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E A PRIORIDADE ABSOLUTA. 12

2.2.1 A promoção do direito e a gestão do serviço de acolhimento institucional 13

2.2.2 Responsabilidade e controle social 202.2.3 O terceiro eixo do SGD - Defesa 22

3. METODOLOGIA 25

3.1 TIPOS DE ESTUDO 25

3.2 UNIVERSO E AMOSTRA 25

3.3 COLETAS DE DADOS 26

4. CRONOGRAMA 27

REFERÊNCIAS 28



1 INTRODUÇÃO

O mundo contemporâneo é um espaço de transformações incessantes de caráter político, econômico, cultural ou social, o que suscita formas inovadoras de interrelação entre asinstituições publica ou privada, o mercado e a sociedade civil organizada. Desse relacionamento nascem interesses comuns que precisam se convergir, mas para tanto são imprescindíveis novas práticas e modelos de organizações que deixam de lado a perseguição incansável ao lucro ou ao resultado, para buscar a qualificação de seus serviços e produtos com o fito de elevar o padrão de vida da sociedade. A esseprocesso de mudança se dá o nome de Responsabilidade Social.

A responsabilidade social é um movimento que se iniciou nos Estados Unidos na década de 60 com o foco no cotidiano empresarial, frente às dificuldades e as necessidades de sobrevivência dos trabalhadores vitimados pela política neoliberal do estado mínimo. Esse movimento se alastrou pelo mundo e pelas instituições não só do segundosetor, comércio e indústria, como também do terceiro, organizações não governamentais, e aos poucos chega ao primeiro setor, Governo.

Para Carroll (1999) o marco inicial de pesquisa e conhecimento desse assunto se deu na década de 1930 quando alguns autores começaram a referir ao tema da responsabilidade social corporativa, mas foi a partir de 1953 através da obra de Bowen (1953) intitulada SocialResponsibilities of the Businessman que dizia da necessidade do empresário se ater não somente nos lucros, mas, também, deveria tomar as decisões baseadas nos objetivos e valores da sociedade na qual estava inserido.

Solano Fleta (1995) entende por responsabilidade social:

“O conjunto de obrigações inerentes a evolução de um estado ou condição com força ainda não reconhecidapelo ordenamento jurídico positivo ou desconhecidas parcialmente, mas cuja força que se vincula e sua prévia tipificação procedem da íntima convicção social de não segui-la constitui uma transgressão da norma da cultura.” (Solano Fleta. 1995).

Já Ângela Fernandes esclarece que a Responsabilidade Social consiste:

“no somatório de atitudes assumidas por agentes sociais –cidadãos, organizações públicas, privadas com ou sem fins lucrativos estreitamente vinculados a ciência do dever humano (ética) e voltadas para o desenvolvimento sustentado da sociedade.” (Ângela Fernandes, 2000)

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, também apelidada de constituição cidadã, traz como escopo o objetivo de propiciar aos brasileiros um país mais justo e solidário, onde a...
tracking img