Uniao africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
União Africana
A União Africana (UA) foi fundada em 2002 e é a organização que sucedeu a Organização da Unidade Africana. Baseada no modeloda União Europeia (mas atualmente com atuação mais próxima à da Comunidade das Nações), ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento econômico naÁfrica, especialmente no aumento dosinvestimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. Seu primeiro presidente foi o presidente sul-africano Thabo Mbeki.-------------------------------------------------
Objetivos
A União Africana tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e aintegração económica, além dacooperação política e cultural no continente.
-------------------------------------------------
Órgãos
A União Africana, a exemplo da União Europeia, possui vários órgãos para regular ofuncionamento das entidades e as relações entre seus membros. Alguns exemplos são a Assembleia, o Conselho Executivo e a Comissão da UA.
A Assembléia da União Africana é formada pelos chefes de estado e degoverno dos países membros, ou seus representantes devidamente acreditados; é o órgão supremo da União; em 2010 foi presidida pelo malawiano Bingu wa Mutharika).
Outros órgãos possuem importânciasecundária. O Conselho Executivo da União Africana é composto por ministros ou outras autoridades designadas pelos governos dos estados membros. A Comissão da União Africana é o órgão responsável pelaexecução das decisões da Assembleia; é dirigido por um Presidente (em 2010, o gabonês Jean Ping), um Vice-Presidente e composto por oito Comissários, cada um responsável por uma área de actividade. O Comitéde Representantes Permanentes da União Africana – responsável pela preparação das sessões do Conselho Executivo, é composto por Representantes Permanentes dos Estados-membros, acreditados...
tracking img