Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACESSIBILIDADE
PSICOLOGIA DO ESPAÇO ROSANA LEITE

CONCEITO

“Livre aceso, facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição”
(Houaiss, 2009)

ACESSIBILIDADE

“A possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”
(ABNT 9050 – 1994)

ACESSIBILIDADE
Deacordo com a Norma Brasileira 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 9050 – 1994)

Promover a acessibilidade no ambiente construído é proporcionar condições de mobilidade, com autonomia e segurança, eliminando as barreiras arquitetônicas e urbanísticas nas cidades.

ACESSIBILIDADE
Segundo Guimarães (2002), as diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo noBrasil, de uma forma geral, não contemplam na matriz curricular, disciplinas que capacitem/habitem os profissionais na concepção de projetos que abordem as necessidades dos usuários.

ACESSIBILIDADE
Apesar dessa lacuna na formação acadêmica, temos assistido a uma crescente preocupação cm a difusão dos aspectos de acessibilidade relacionados à readequação de construções.

ACESSIBILIDADE
Adificuldade de acesso, ao contrário do que muitos imaginam, não se restringe aos usuários de cadeira de rodas Mobilidade reduzida temporária Idade/Gravidez/Deficiência auditiva ou visual Acessibilidade no ambiente construído, importante meio de inclusão social

ACESSIBILIDADE

Apesar da legislação existente e do conjunto de normas disponíveis, observa-se que a maioria dos estados brasileiros nãoatendem às necessidades de acessibilidade de maneira eficaz.

ACESSIBILIDADE x ENVELHECIMENTO

CONCEITO
Processo universal, progressivo e gradual. Experiência diversificada entre os indivíduos para o qual concorre uma multiplicidade de fatores de ordem genética, biológica, social, psicológica e cultural.

(Mônica de Assis, 2005)

ENVELHECIMENTO
De acordo com o Estatuto do Idoso, aidade de 60 anos é o marco usado para definir alguém como idoso; Fenômeno Mundial:
Questão importante na agenda de estudos contemporâneos

Tema que vem recebendo destaque em diversas áreas do conhecimento

ENVELHECIMENTO
Em todo o mundo, os idosos são a parcela da população que mais cresce; No ano de 2020, o Brasil será o 5º país em população de idosos, com 33 milhões de pessoas com idade acimade 60 anos.

POR QUE A LONGEVIDADE ESTÁ AUMENTANDO?
Diminuição das taxas de Fecundidade; Intervenção da tecnologia médica no controle das mortes prematuras; Melhores condições nutricionais, ambientais e de higiene Aumento da expectativa de vida

ACESSIBILIDADE x ENVELECIMENTO
O envelhecimento populacional e a urbanização são duas tendências mundiais que, em conjunto, representam asmaiores forças que moldam o século XXI

ACESSIBILIDADE x ENVELECIMENTO
As conseqüências do envelhecimento populacional repercute na área da construção civil. Arquitetos, urbanistas, designers de interiores estão sendo ‘obrigados’ a se adequar a este novo quadro populacional

Idosos – Grande potencial de mercado

ACESSIBILIDADE x ENVELECIMENTO
É imprescindível que sejam adotadas modificações noambiente construído, como forma de garantir uma melhor acessibilidade a esse contingente populacional.

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A VELHICE
É difícil estabelecer conceitos universalmente aceitáveis e uma nomenclatura globalmente padronizada para o envelhecimento. Inevitavelmente, há influências políticas e ideológicas atreladas ao conceito (Veras, 2003)

DESIGNAÇÕES DA VELHICE
Velho;Idoso; Terceira Idade; “Nova juventude”; “Idade do lazer”

Novas designações que se opõe ao antigo “Velhice”

DESIGNAÇÕES DA VELHICE
Velho: Modo de expressão afetiva ou pejorativo

Distinção pela entonação ou contexto em que se utiliza Idoso: Simboliza pessoas mais velhas; Tratamento mais respeitoso

DESIGNAÇÕES DA VELHICE
Terceira Idade: “Jovens velhos”
Criação recente das sociedades...
tracking img