Visagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VISAGISMO
A arte de criar um estilo pessoal

Jaqueline Junckes
Prof.: Marcelo Lucht
Faculdade metropolitana de Guaramirim- FAMEG
Grupo UNIASSELVI
Desing – Habilitação em moda (moda 1.1)
Informática básica
22/04/2010

O Assunto abordado neste trabalho é o visagismo,essa técnica consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo,analisando os componentes do seu rosto. Essa técnica oferece uma direção aos profissionais da área da beleza.
A filosofia do visagismo baseia-se em acentuar o que é belo e disfarçar o que não é.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar as propostas dos artistas, que de uma forma diferente aplicam o visagismo.

1 INTRODUÇAO
A palavra visagismo é derivada dofrancês visage (rosto). É a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual.visagismo aprende-se a linguagem visual e um conjunto de técnicas e procedimentos para poder ajudar as pessoas a refletir e a definir tudo isso e estabelecer uma intenção, na qual será baseado seu estilo. É umprocesso que a ajuda a cada um encontrar seu lugar - único - neste mundo e evitar que seja engolida pela massificação. E abre as portas para se expressar sua plenitude, com entusiasmo e criatividade.

2 VISAGISMO

2.1 Segundo Hallawell P. (1998) as pesquisas sobre tendências indicam que as duas maiores são a despadronização e a customização. Isso significa que o profissional de beleza precisasaber como criar um estilo personalizado para cada um dos seus clientes e estar atento ao perigo de cair na armadilha de criar imagens padronizadas, baseadas nas "tendências" de moda. O Visagismo é justamente a arte de criar um estilo pessoal.
2.2 Presente em várias áreas que lidam com estética, o visagismo virou mania no mundo feminino. Apesar de ser novidade para muitas, o conceito já existehá quase 80 anos e era aplicado somente à imagem pessoal. Em 2009, o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro “Visagismo: harmonia e estética”, ensinando a harmonizar as características físicas com corte, penteado e maquiagem.

O visagista analisa primeiro os aspectos físicos, características que indicam o temperamento da pessoa. Também analisa o comportamento e a imagem atual. Forneceessas informações ao cliente para ajudá-lo a refletir sobre si mesmo, e definir o que deseja expressar através de sua imagem de acordo com Hallawell ( 1997).
2.3 Um estilo pessoal só é possível quando a pessoa realmente tem valores e princípios próprios e um pensamento livre de padrões. Isso se aplica a qualquer pessoa, de qualquer classe, mesmo das dominantes. É preciso que ela saiba quem ela ée que tenha conteúdo. Vai refletir seu pensamento, seus valores, seu estilo de vida e sua personalidade. Assim, mesmo que seja semelhante a de outras pessoas e possa ser identificada com o estilo de um grupo de pessoas (tribo), será única - customizada a suas características únicas. No visagismo aprende-se a linguagem visual e um conjunto de técnicas e procedimentos para poder ajudar as pessoas arefletir e a definir tudo isso e estabelecer uma intenção, na qual será baseado seu estilo. É um processo que a ajuda a cada um encontrar seu lugar - único - neste mundo e evitar que seja engolida pela massificação. E abre as portas para se expressar sua plenitude, com entusiasmo e criatividade.
De acordo com Borba T.(2010) A tela é o rosto e a matéria a ser esculpida é o cabelo.
2.4 Um estilopessoal só é possível quando a pessoa realmente tem valores e princípios próprios e um pensamento livre de padrões. Isso se aplica a qualquer pessoa, de qualquer classe, mesmo das dominantes. É preciso que ela saiba quem ela é e que tenha conteúdo. Vai refletir seu pensamento, seus valores, seu estilo de vida e sua personalidade. Assim, mesmo que seja semelhante a de outras pessoas e possa ser...
tracking img