Ungula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Piauí
Centro de ciências agrárias (CCA)
Departamento de Morfofisiologia
Anatomia Descritiva animal I
Prof. Dr. Williams Costa Neves
Prof. Adjunto: Dr. Flávio Ribeiro Alves

ÚNGULA E ANEXOS

COMPONENTES:
Heidari Klein
Misael Santana
Poliana Farias
Thais Ribeiro
Luccas Taffarel
Sival Nolet

TERESINA-PI
Sumário
Introdução
I - ORGÃO DIGITAL;
II - FUNÇÃO;III - CONSTITUIÇÃO ANATOMICA;
IV-ANIMAIS ÚNGULADOS;
V-ÚNGULA (CASCO);
VI - FUNÇÕES DA ÚNGULA;
VII - TIPOS DE CASCO;
VIII – CARACTERISTICAS DO CASCO;
IX – MECANISMOS FUNCIONAIS DO CASCO;
X – REGIÕES DO CASCO;
XI – VASCULARIZAÇÃO;
XII – PATOLOGIA;
XIII – CURIOSIDADES.

INTRODUÇÃO
A úngula é o estojo córneo que recobre a parte terminal do membro locomotor de alguns mamíferos. Oanterior é maior e mais oblíquo (em alguns animais) que o posterior. Denominado de casco possui algumas variações em determinados mamíferos, como o caso dos equinos e bovinos. É um ‘órgão que possui algumas funções como: locomoção e defesa. É subdividido em: coroa, parede, sola coxim e limbo.

I - Órgão Digital
Órgão digital é a extremidade do membro envolvido por uma pele completamente modificada,formado por estruturas que juntas desempenham o papel de locomoção e sustentação. Filogeneticamente existem três (3) formas básicas específicas:
* Garra (Unguicula)-Coxim digital sempre presente;
* Unha (Unguis)-com a polpa dos dedos ao dos primatas;
* Casco (Úngula)-como adaptação dos artiodátilos e perissodáctilos para os seus deslocamentos apoiados nos dedos;
II – FUNÇÃO
O órgãodigital tem como função primordial a proteção das extremidades dos membros ante sua grande carga mecânica. E secundariamente recebeu outras funções como:
* Ferramenta: cavar, esgravatar, raspar (arranhar),unhar e prender pequenos objetos;
* Órgão de Sentido: Alta sensibilidade ao tato, principalmente o coxim;
* Órgão de ataque e defesa: Garra;

III – CONSTITUIÇÃO ANATOMICA
Em umavisão mais ampla, entende-se por órgão digital apenas o envoltório de tegumento comum modificado. Este permite a divisão de cinco (5) segmentos, que são homólogos dos mamíferos.
* Limbo( limbus);
* Coroa (corona);
* Segmento parietal (paries);
* Segmento solear (solea);
* Segmento das saliências (torus digitalis).

IV – ANIMAIS UNGULADOS
Animais Ungulados são grupos demamíferos que compreende as espécies providas de cascos, ou seja, são um grupo de mamíferos que se caracterizam pelo fato de terem cascos nos pés :como os perissodáctilos – Ungulados de casco Único ( EX: Cavalo, Zebra, rinoceronte e anta) e os Artiodátilos-Ungulados de casco fendido ( EX: gado, girafa, camelo, queixada e hipopótamo.
V-ÚNGULA (CASCO)
Úngula é a cobertura córnea da extremidade distal dodigito. Para fins de descrição podemos dividi-la em três partes: a parede, a sola, e a cunha da úngula.
A parede é a parte da úngula que é visível quando o pé está posicionado no chão. Ela cobre a frente e os lados do pé e se refleti em direção palmar ou plantar, a um ângulo agudo, formando, assim, as barras. Estas se encontram na superfície ventral da úngula como cristas convergentes quediminui e estão fusionadas com a sola; estão unidas entre si através da cunha da úngula.
A parede divide-se em: Parede dorsal, parede colateral medial, parte colateral lateral e os ângulos. Apresentam duas faces, uma externa e outra interna e duas bordas, uma coronal e outra basal.
A face externa é convexa de lado a lado, inclinando-se obliquamente de borda a borda. O ângulo de inclinação na frente noplano do solo, é cerca de 50 graus no membro torácico e 55 graus do membro pélvico e no lado é cerca de 100 graus nos calcanhares. Possui curva mais larga do lado lateral do que no medial e inclinação da parte colateral medial é mais profunda do que a da parte colateral lateral. Superfície lisa cruzada por linhas paralelas borda coronária.
Face interna é côncava transversalmente sustentando...
tracking img