Tegumento gabi Salvo Automaticamente

2238 palavras 9 páginas
Tegumento Comum
Conceito:

O tegumento comum é a cobertura protetora do corpo, e é contínuo nas aberturas naturais com as membranas mucosas dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Ele consiste em pele, juntamente com certos apêndices ou modificações destes, como cabelo, chifres, penas e outros. É o principal fator da regulação da temperatura corporal, e por intermédio de suas glândulas desempenha um importante papel na secreção e excreção.
A espessura da pele varia nas diferentes espécies, em diferentes partes do corpo de alguns animais e também com a procriação, sexo e idade. A cor também varia muito, porem isto é mascarado na maioria dos lugares pela cobertura dos pelos ou lã. A pele é, em geral, altamente elástica e resistente.
Pregas permanentes da pele ocorrem em certas situações, e em alguns locais há bolsas cutâneas ou divertículos.
A pele é ligada às partes subjacentes pelo tecido subcutâneo ou subcútis. Quando a gordura forma uma lamina de considerável espessura ela é chamada de panículo adiposo. A quantidade de tecido subcutâneo varia enormemente. Em alguns lugares ele é abundante, de modo que a pele pode ser levantada consideravelmente. Em outras situações é praticamente inexistente, e a pele está intimamente aderente às estruturas subjacentes.

Estrutura:
A pele consiste em dois estratos distintos, uma lâmina epitelial superficial a epiderme e uma lâmina profunda de tecido conjuntivo, o cório. A epiderme é um epitélio estratificado não-vascular.

As glândulas da pele são principalmente de dois tipos: sudoríferas e sebáceas. As sudoríferas ou glândulas do suor consistem em um tubo , cuja parte secretória mais inferior é enrolada na parte profunda do cório ou na subcútis para formar uma bola redonda ou oval. As glândulas sebáceas são em grande parte associadas aos pelos dentro dos folículos nos quais elas se abrem. Seus tamanhos variam muito e são, em geral, em proporção inversa ao do pelo. As maiores são facilmente vistas a olho nu e aparecem

Relacionados