Partido nazista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que foi o Partido Nazista:

Após a Primeira Grande Guerra, a Alemanha passou por uma crise. Além da derrota, os alemães tiveram que pagar uma dívida de guerra aos ingleses e franceses e a crise de 29 prejudicou ainda mais a situação, levando milhares de alemães ao desemprego e ao desespero. Tudo isso contribuiu para fortalecer ainda mais os movimentos radicais, sobretudo o nazismo.
Osentimento de vingança crescia cada vez mais entre os alemães. O partido nazista, chefiado por Adolf Hitler, ganhava muitos votos. Eles acusavam comunistas, liberais e judeus da desordem e prometiam restaurar o orgulho de ser alemão. Os nazistas diziam que os alemães pertenciam a uma raça superior (ariana).
Em um país que vivia na miséria, os nazistas ofereciam a chance de melhora e a esperança de umpaís melhor. Formavam grupos de jovens que iam às ruas perseguir seus inimigos. As propagandas enganosas ajudaram Hitler a ser transformado no “Salvador da Alemanha”. O NSDAP foi a única força política na Alemanha Nazista depois da queda da República de Weimar, em 1933, até o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando foi declarado ilegal e seus líderes presos e julgados por crimes contra ahumanidade nos Julgamentos de Nuremberg. O partido adotou dentre seus símbolos, a suástica, e uma saudação à Hitler, inspirada na saudação romana, símbolos estes que atualmente estão profundamente ligados à ideologia racista dos nazistas, tendo se tornado proibidos. A ideologia e as práticas do partido nazista deram origem a um novo ramo de ciência política, popularmente conhecido como "Nazismo".
Oinicio:

No início de 1918, um partido chamado Comitê livre para uma paz dos trabalhadores alemães foi criado em Bremen, Alemanha. Anton Drexler, um serralheiro de Munique, formou uma ala deste comitê em 7 de março de 1918, em Munique. Em 1919, Drexler, com Gottfried Feder, Dietrich Eckart e Karl Harrer, mudaram seu nome para Partido alemão dos trabalhadores, abreviado DAP. Este partido foi opredecessor oficial do NSDAP, e tornou-se um dos diversos movimentos populistas que existiam na Alemanha após a derrota na Primeira Guerra Mundial. A fim de investigar o DAP, o Serviço de Informação do exército alemão enviou um jovem cabo, Adolf Hitler, para observar as atividades do partido. No entanto, Hitler ficou impressionado com o que viu, e juntou-se ao partido como membro número 55 (emboraHitler mais tarde afirmasse ser o "Membro número 7 do partido" para dar a impressão que tivesse sido um dos fundadores). Ele foi, na realidade, o sétimo membro do comitê central do DAP. Neste estágio inicial, Hitler levantou a ideia de trocar o nome do partido e propôs o nome de "Partido social revolucionário". No entanto, Rudolf Jung insistiu que o partido deveria manter o padrão do partido nacionalsocialista austríaco. Em consequência, o DAP foi rebatizado para NSDAP em 24 de fevereiro de 1920.

Putsch da cervejaria:

Adolf Hitler tornou-se o chefe do partido nazista em 29 de julho de 1921, e em seguida começou um programa mediante o qual o partido nazista se transformou numa organização radical e revolucionária. A Sturmabteilung (seção de assalto) foi fundada naquele mesmo ano, ecomeçou uma política de expansão do partido nazista por meio do medo, intimidação e ataques violentos a outros partidos políticos.
O desastre para o partido aconteceu em 1923, quando o partido nazista tentou tomar o poder do governo da Baviera no que ficou conhecido como o "Putsch da cervejaria". O golpe de dois dias foi esmagado pelas autoridades de Munique, e diversos nazistas foram mortos noprocesso. Hitler e seus conselheiros principais foram julgados e presos por traição. As sentenças variaram de 12 a 18 meses, com Hitler sendo preso na prisão de Landsberg. Durante esse período, de 1923 a 1925, o partido nazista deixou de existir. No entanto, Hitler usou esse tempo para escrever Mein Kampf, detalhando como iria organizar seu retorno político quando fosse libertado da prisão.
A volta...
tracking img