Uma verdade inconveniente - al gore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Verdade Inconveniente

Neste documentário o ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma analise da questão do aquecimento Global, e mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática, mostrando como e por quais motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursosnaturais vem consequentemente mudando o clima da terra.
Em Uma Verdade Inconveniente Al Gore conta como se interessou pelo assunto quando ainda era Universitário durante uma palestra de Roger Revelle. Depois conta como foi influenciado por cientistas que no fim dos anos 50 e início dos anos 60 começaram a relação entre a emissão de gás carbônico (CO2) e o aumento da temperatura média do planeta.O democrata Al Gore que por pouco não ganhou as eleições para presidente dos EUA, que foi derrotado por George W Bush num resultado que envolveu várias recontagens de votos na Florida e até hoje é cercado de dúvidas.
Após uma quase tragédia pessoal, um acidente quase fatal de seu filho, Al Gore muda de perspectiva e decide compra briga de causas ambientais, decidindo então dedicar-se adivulgação do Aquecimento Global e as formas de combatê-los.
Com suas considerações dramáticas sobre o assunto e depois de ter perdido a eleições presidencial do ano 2000 retirou-se para sua fazenda no Estado de Tennesse onde passava suas férias com sua família na infância pra pensar na vida, e foi olhando o rio que corre ao longo de sua fazenda, que decidiu assumir definitivamente a suacondição de ambientalista.
Ao longo do filme Al Gore fala como ele inicialmente achava que ia ser fácil mostrar isso para o público em geral e aos governos para que medidas fossem tomadas. Para a surpresa dele não só medida nenhuma foi tomada como de forma deliberada o governo Americano fez de tudo para desacreditar as pesquisas inclusive divulgando informações falsas propositalmente. Al goreexplica que já não podemos olhar pra o problema do aquecimento Global como uma questão apenas política, mas sim como o maior desafio global que teremos de enfrentar. Foi divulgado que George W Bush embora tenha admitido que o mundo esteja mais quente, ele ainda insiste em afirmar que não existem provas conclusivas de que o aquecimento Global seja causado por atividade humana, resistindo, destaforma, em adotar medidas de redução de emissão de poluentes.
O filme AL Gore fala para um auditório apoiado por projeções, slides e vídeos, combinado humor, desenhos animados e tabelas com comprovados dados científicos, com uma apresentação explicando à plateia as grave consequências que o Aquecimento Global está causando no nosso planeta, revelando as surpreendentes e emocionantes etapas desua vida pessoal como o falecimento de sua irmã por câncer de pulmão que provocou uma mudança na utilização do solo das fazendas da família onde a vida toda plantaram tabaco. Faz-nos refletir como uma parte do problema poderia ser evitado, se aplicássemos uma série de mudanças em nossos hábitos diários.
Ao assistir esse documentário produz vários sentimentos, dentre eles, impressionar,incomodar e causar espanto. Desta forma Al Gore passou a realizar em todo o mundo, palestras didáticas, pesquisas científicas, usando uma linguagem simples e clara, focando as mudanças climáticas em todo o planeta terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos inundações, secas e o derretimento das geleras do Ártico, enfatizando assim , a crise Global, pois para Al Gore todos nos somosresponsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano, esta enchendo a atmosfera de poluição.
Ao longo dos anos, foi feita uma medição do dióxido de carbono na atmosfera e foi possível observar, através de um gráfico, que os valores de dióxido de carbono aumentavam cada vez mais com o passar do tempo e, curiosamente apresentavam oscilações no Hemisfério Norte no Verão: mais vegetação,...
tracking img