Gore, al. uma verdade inconveniente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

GORE,Al. Uma verdade inconveniente. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por Lawrence Bender. EUA,2006. Vídeo com duração de 100 minutos. Acesso em junho de 2012.



“Cada um de nós é uma causa de aquecimento global; mas cada um de nós pode se

tornar parte da solução - em nossas decisões sobre o produto que compramos, a eletricidade

que usamos, o carro quedirigimos, o nosso estilo de vida. Podemos até fazer opções que

reduzam a zero as nossas emissões de carbono.” (Al Gore)

Resumo

No presente documentário, o autor relata sobre a evolução da sociedade, o aquecimento global decorrente das mudanças climáticas e ações antrópicas e suas consequências ao meio ambiente, apresentando uma análise dos mitos e equívocos existentes em torno do tema,expondo de forma clara e fundamentada em estatísticas a real situação da camada atmosférica, ou melhor, do próprio planeta terra e também possíveis saídas para que o mesmo não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas ,utilizando como base os estudos e as propostas científicas apresentadas em slides show nos ciclos de palestras.

Palavras-chave: Evolução, Aquecimento global,Estatísticas, Ações e Terra.

O autor Albert Arnold Gore Júnior, nasceu no dia 31 de Março de 1948 em Washington. É um politico estadunidense e um ativista ecológico. Foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton ( de20 de Janeiro de 1993 até 20 de Janeiro de 2001), pelo partido democrata. No ano 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos, mas perdeu para George W. Bush.Seis anos após a derrota, lança “Uma Verdade Inconveniente”, que rendeu-lhe o Oscar de melhor documentário de 2007. Ganhou o prêmio ECO em 2006 no Brasil e escreveu dois livros: A terra em balanço (Ecologia e o Espírito Humano – 1993) e Uma Verdade Inconveniente – 2006. Em 6 de junho de 2007 recebeu o Prêmio Nobel da Paz e no mesmo ano o Premio Príncipe de Asturias de La Concordia, que honrousua "decisiva contribuição para o progresso na solução dos graves problemas da mudança climática".

O autor inicia seu filme-palestra direcionado ao auditório e apresenta uma análise estrutural do planeta Terra, durante a missão Apolo 17 e em seguida demostra a importância da atmosfera, salientando que quanto maior for a emissão de dióxido de carbono ,eleva-se a espessura da camadaatmosférica, ocasionando a retenção de raios na mesma, fazendo mais calor, ocasionando o aquecimento global e várias consequências: Degelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta. Em outras palavras, o autor evidencia que o aquecimento global é uma consequência da intensificação dos chamados gases do efeito estufa, dentreeles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso,trazendo consequências ao meio ambiente e para facilitar a compreensão usou um pequeno curta de Matt Groening, criador dos Simpson. Ele consegue explicar o problema de forma clara e simples, usando citações de Mark Twain e Upton Sinclair e emprega gráficos com mapas de estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos lado a lado comfotografias da Patagônia, do Kilimanjaro, dos Alpes e da Antártida, entre outros locais, para revelar o impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente. Chega a mostrar a diferença do que foi noticiado pelos veículos de mídia norte-americanos e os cientistas sobre as causas do Furacão Katrina. Fica evidente que o lobby protagonizado por certos grupos poderosos influencia os meios decomunicação.

Diante da temática abordada sobre aquecimento global surge uma indagação: Seria apenas os gases do efeito estufa um dos maiores vilões do aquecimento global?

Segundo a ativista holandesa Marianne Thieme,em seu documentário Uma verdade mais que inconveniente, a pecuária é mais impactante em relação as mudanças climáticas que estão castigando o mundo. Tal argumento se faz...
tracking img