Um olha sobre a mesopotamia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRADECIMENTOS


O Trabalho de Conclusão de curso em seu caminho árduo é um desafio inquietante, difícil e ao mesmo tempo satisfatório, quando deparamos com barreiras vencidas que no início nos parecia invencível. Pois a monografia tão terrível assustadora se esbarra no nosso dia a dia, quase que parte de um membro inseparável do nosso cérebro, e ai neste caminho nos damos conta de todosque estão ao nosso redor que acabam por fazer parte direta ou indiretamente deste trabalho.
Agradeço imensamente ao meu querido amigo Orientador professor Pedro Luis Bonoto que me incentivou e colaborou muito com seu conhecimento para que este trabalho fosse desenvolvido, agradeço à sua paciência para os meus medos (alguns meio absurdos), agradeço também pela pessoa maravilhosa que é oPedro sempre muito gentil e amigo, pra mim sem duvida um grande mestre.
Agradeço também a Professora Marisa Noda pelo acompanhamento desde o primeiro ano de curso e a sua inegável contribuição para nossa formação de professores.
Agradeço muito a minha Mãe e meu Pai pelo esforço feito durante todo o Curso, sempre inseridos na minha formação, incentivando a realizar o curso da melhorforma possível, agradeço pelo patrocínio deles é claro para os infindos XEROX e a toda luta deles para que eu realizasse o sonho de ser Historiadora.Junto a eles agradeço a toda família.
Meus agradecimentos aos amigos sempre inseparáveis: Danilo que contribuiu com algumas teorias e muitas horas de risadas, Luis que foi o que mais ouviu reclamações do trabalho nos divertidíssimos encontros naIce e è claro a Rafa que contribuiu incisivamente no trabalho com seu olhar clínico para a formatação, mas nem só em técnica contribui Rafaela, contribuiu também de forma teórica nos intermináveis, divertidos e valorosos papos sobre a sociedade e sua civilização. A Mariom, Nancy e Sharon que sempre estarão comigo em todas as circunstâncias.
Enfim agradeço a todos os seres visíveis einvisíveis que me ajudaram nesta caminhada de leituras, pensamentos e digitações.



























SCHMIDT, Patrícia Cardozo. Um olhar sobre a Mesopotâmia do passado para a sala de aula. 2009.34.p. Trabalho de Conclusão de Curso de História – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jcarezinho.

RESUMO

O primeiro resquício de civilização começou a surgir naMesopotâmia, construção de cidades, estruturas sociais, divisão de trabalho, código de leis entre tantas coisas. É no mínimo emocionante para nós pensar que há 3.000 anos antes de Cristo, essa pequena chama de civilização dominava a terra, o cultivo de alimentos e domesticação de animais para a subsistência, o cobre, o ferro, o barro para utensílios e adornos. É fascinante saber que dessa culturariquíssima e milenar temos hoje presente em nossas vidas muitas de suas leis e suas invenções e mais impressionante que isso, é saber que toda essa cultura foi meio que desviada de nossos olhares, chegamos a isso quando percebemos nos Livros Didáticos erros absurdos e uma eurocentralização da história por parte dos profissionais que os escrevem como se tivesse acontecido um “roubo na História”, é a velhahistória contada através de um só olhar. Este trabalho de conclusão de curso quer relatar isto, onde e como é a Mesopotâmia, quais os povos que habitaram seu espaço geográfico, algumas das heranças deixadas por eles e, na conclusão, como o livro didático mostra a história desta fascinante civilização.

Palavras chave: Mesopotâmia, Livro Didático, Civilização.SCHMIDT, Patrícia Cardozo. Um olhar sobre a Mesopotâmia do passado para a sala de aula. 2009.34.p. Trabalho de Conclusão de Curso de História – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jcarezinho



ABSTRACT

The first vestiges of civilization began to emerge in Mesopotamia, city building, social structures, division of labor, code of laws among many things. It is at...
tracking img