Ultrasom em equipamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇÃO

Sons extremamente graves ou agudos podem passar despercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com freqüências muito baixas, até 20Hz (infra-som) ou com freqüências muito altas acima de 20 kHz (ultra-som) ambas são inaudíveis.

Como sabemos, os sons produzidos em um ambiente qualquer, refletem-se ou reverberamnas paredes que consistem o mesmo, podendo ainda ser transmitidos a outros ambientes. Fenômenos como este apesar de simples e serem freqüentes em nossa vida cotidiana, constituem os fundamentos do ensaio ultra-sônico de materiais.

No passado, testes de eixos ferroviários, ou mesmos sinos, eram executados através de testes com martelo, em que o som produzido pela peça, denunciava a presença derachaduras ou trincas grosseiras pelo som característico.

Com a necessidade do mercado industrial ao logo do tempo o estudo da energia sônica foi cada vez mais aprofundado. Em 1929: o cientista Sokolov, fazia as primeiras aplicações da energia sônica para atravessar materiais metálicos; em 1942 Firestone, utilizaria o princípio dos ecos-sonda para exames de materiais e l945 o ensaioultras-sônicos iniciou sua caminhada em escala industrial, impulsionado pelas necessidades e responsabilidades cada vez maiores.
Hoje com este estudo aprimorado o ensaio de ultra-som através de aparelhos especiais, possibilita detectarmos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades assim evitando muitas catástrofes.2.0 - ENSAIO DE ULTRA –SOM

O ensaio ultra-sônico baseia-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material. A onda será refletida retornando até a sua fonte geradora, se o obstáculo estiver numa posição normal (perpendicular) em relação ao feixe incidente.
O ensaio caracteriza-se num método não destrutivo que tem porobjetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presente nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos. Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como, por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro-trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros.Portanto, o exame ultra-sônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades.

2.1-A Medição

Existem vários tipos de técnicas de ensaio de ultra-som, então a maneira de medição irá variar de acordo com a técnica escolhida, porém todas elas têm o mesmo principio de que para realização da medição é necessário quese tenha: - um operador treinado e qualificado, norma técnica, manuais e procedimentos, um aparelho, transdutores ou cabeçotes, acoplante, blocos de calibração e de referência e por último o material a ser ensaiado.
Na figura 1.1 será fácil observado um processo de medição. Quando de posiciona o transdutor no material, uma onda de som ultrassônica é enviada através do material. Esta onda seráinterrompida e então parcialmente devolvida, de pontos com imperfeição interna ou da parte posterior da parede do material – respectivamente, capturar e analisar o retorno do som junto à informação útil coletada para fornecer informação sobre a localização e orientação de imperfeição e a espessura da parede do material.











2.2-Finalidade do Ensaio

O ensaio por ultra-somcaracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos.
Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como, por exemplo: bolhas de gás fundido, dupla laminação em laminados, micro-trincas em...
tracking img