Enlace ponto a ponto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 140 (34786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDO FELICE

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ENLACES PONTO-APONTO UTILIZANDO A FAIXA DE FREQÜÊNCIA NÃO LICENCIADA DE 2,4GHZ EM TECNOLOGIA SPREAD SPECTRUM

Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Paraná.

Orientador: HorácioTertuliano Filho, Ph.D.

CURITIBA 2005

FERNANDO FELICE

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ENLACES PONTO-APONTO UTILIZANDO A FAIXA DE FREQÜÊNCIA NÃO LICENCIADA DE 2,4GHZ EM TECNOLOGIA SPREAD SPECTRUM

Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal doParaná.

Orientador: Horácio Tertuliano Filho, Ph.D.

CURITIBA 2005

FICHA CATALOGRÁFICA FELICE, Fernando Análise do Desempenho de Enlaces Ponto-a-Ponto utilizando a faixa de Freqüência não Licenciada de 2,4GHz em Tecnologia Spread Spectrum / Fernando Felice. Curitiba: UFPR / Setor de Tecnologia / Departamento de Engenharia Elétrica, 2005. xviii, 148 p.: il.

Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia / Departamento de Engenharia Elétrica, 2005. Curitiba: UFPR, 2005.

1. Espalhamento espectral, protocolo 802.11b. 2. Enlace ponto-a-ponto. 3. Freqüência não licenciada, wi-fi. I. Tertuliano Filho, Horácio. II Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná. III.Título.

CDD 621.3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FELICE, Fernando. Análise dodesempenho de enlaces ponto-a-ponto utilizando a faixa de freqüência não licenciada de 2,4GHz em tecnologia spread spectrum. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 148 p.

ii

iii

DEDICATÓRIA

A todos os professores engenheiros que educam aplicando o coração à instrução e os ouvidos às palavras do conhecimento

iv AGRADECIMENTOS
• Eterna gratidão ao Pai Criador, que concede o dom da sabedoria e que esteve presente em cada momento do desenvolvimento deste trabalho manifestando seu amor incondicional. • • • • • • Aos meus pais – Wagner e Wilma, que além da vida, me deram coragem para a luta, alento ao estudo e esperança no futuro. A Jociane, minha companheira de todos os momentos, pelo amor e dedicação. Aminha filha Anne Caroline, dádiva Divina, pela compreensão nos momentos ausentes. Aos meus queridos irmãos - Ricardo e Paula pelo apoio e incentivo. Ao Dr. Horácio Tertuliano Filho, orientador e colega sempre presente para as sugestões, estímulo e paciência necessárias para a realização desta dissertação. Aos professores membros da banca examinadora – Dr. Kléber Zuza Nóbrega, Dr. Ewaldo Mehl e Dr.Evelio Fernandez pelas contribuições sempre pertinentes e bem-vindas. • • • Ao sr. Cesar Beneti – Diretor do Simepar pelo apoio e recomendações apresentadas neste estudo. A colega Deize Kryczyk pela sua valorosa contribuição na revisão deste material. Aos colegas Ernandes Saraiva do Simepar, Moisés de Souza e Ronald Stahlke pelo apoio e colaboração nos trabalhos realizados e no fornecimento dasinformações necessárias ao desenvolvimento deste. • Aos colegas professores e funcionários do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná pelo agradável convívio nos dias laboriosos. Por fim, a todos que acreditaram em meu sonho e, de maneira direta ou indireta, deixaram-me com os pés no chão, mas com a cabeça nas estrelas.

v

“A nobreza da profissão está na nobrezado ser, na consciência do dever cumprido com esmero e, num primeiro plano, na humildade de ser eterno aprendiz”. Sandra M.C. de Menezes Silva (2002)

vi

RESUMO

A tecnologia das redes de acesso sem fio baseadas no protocolo IEEE 802.11b também denominada de Wi–Fi, possui larga gama de aplicações atualmente no mercado mundial corporativo e doméstico. No Brasil, esta tecnologia encontra-se...
tracking img