Ultra violeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS


Determinação de Estruturas de Compostos Orgânicos


ANÁLISE DO POLICARPOL POR ESPECTROSCOPIA NO ULTRAVIOLETA/VISÍVEL

Fevereiro de 2013
INTRODUÇÃO
Hoje o espectrômetro uv/visível é geralmente referido com uma máquina que executa um trabalho confiável, e é aplicado a milhares de determinações que têm sidodesenvolvidos ao longo dos anos. O uv/visível tem provado ser útil em análises bioquímicas, desempenha um papel em estudos ambientais sobre poluentes, e na ciência forense no trabalho com drogas.
Nos domínios da química analítica e técnicas laboratoriais, regularmente usa o espectrômetro uv/visível como uma essencial ferramenta na identificação e quantificação de substâncias químicas e biológicas de umaforma muito ampla. O equipamento para estes fins variam de comparadores de cor muito simples através de um computador de grande porte controlado por um instrumento de verificação automática, que abrangem a totalidade da região uv/visível do espectro eletromagnético. Mas em todos os casos, estes estudos envolvem uma medida de intensa radiação nos comprimentos de onda espectrais que são característicospara as substâncias em investigação.
A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. O pico de absorção pode ser correlacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada. No ponto de vista prático, o aspecto mais importante do cálculo quântico é a determinação de quanta luz éabsorvida pela amostra, isto é descrito pela lei de Beer-Lambert, onde dá a relação entre a intensidade da luz incidindo na solução (I0), e a intensidade da luz saindo da solução (I).
São usadas como recipientes cubas retangulares de vidro ou quartzo, as cubetas de vidro são usadas quando se trabalha na região do visível, para a região do ultravioleta, devem-se usar as cubetas de quartzo, que sãotransparentes à radiação ultravioleta, pois o vidro absorve a mesma.
Nesse trabalho foi analisado o constituinte policarpol, onde é classificado como um triterpeno que pode ser extraito de um grande número de substâncias de ocorrência vegetal, e presenta uma interessante atividade antitripanosomal.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi preparada uma solução do constituinte policarpol com umaconcentração de 0,00015 mol/L. O solvente utilizado na diluição da solução foi o metanol, onde foi submetido inicialmente a análise do branco (linha de base) no equipamento UV-VIS.
Em seguida o policarpol foi analisado utilizando-se uma cuba de quartzo, a lâmpada do equipamento sendo de Xenônio e a absorbância variando de 190 a 400 nm.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Representação da cubeta em um aparelhode ultravioleta:

Quando um feixe de radiação monocromática (P0) incide sobre uma amostra absorvente (concentração C e caminho b), uma certa quantidade de luz é absorvida e a potência do feixe emergente diminui (P).

De maneira global, um espectrofotômetro tem três partes:
Fonte de radiação: normalmente é uma lâmpada incandescente. Existe também um controle de intensidade da radiação, mas éfundamental um meio de controle do comprimento da onda (por exemplo, filtros ou monocromatizadores como prismas ou grades de difração). No nosso aparelho, pode-se selecionar o comprimento de onda da luz incidente através de um controle manual.
Amostra: deve estar contida em um recipiente apropriado do tipo tubos de ensaio ou cubetas. Como normalmente medidas comparativas são feitas (uma medida sócom solvente, outra com solvente e soluto), as cubetas vêm emparelhadas. As cubetas são fabricadas as mais iguais possíveis. Assim, no resultado ¯final, somente o soluto faz uma contribuição à absorção.
Detector: é um elemento sensível à radiação e que pode nos dar uma medida da intensidade da mesma; varia desde foto-molécula até o próprio olho. Um indicador no aparelho converte o sinal do...
tracking img