Fichamento capítulo 6; Educação Informal e não formal.

[...] Em boa parte desse processo informal de aprendizagem não se perceber claramente o que estamos ‘’aprendendo’’[p.94].
[...] Por issoeducação informal caracteriza-se por não ser intencional ou organizada, mas casual e empírica, exercida a parti das vivências, de modo espontâneo [p.94].
[...] Na educação não formal os modelos deaprendizagem não se confundem com a educação formal, que é oficial e deve se cumpri exigências legais, mas dele se aproximam pela intenção explícita de educar, muitas vezes usando recursos metodológicospara sua realização [p.94].
[...] Vale destacar o esforço de organizações não governamentais: 1)que se ocupam dos mais diversos objetivos (aprendizagem de musica dança artesanato, teatro etc.). Elasatuam também no atendimento de crianças de rua, de jovens drogados, na divulgação de programas de direitos humanos, de ecologia, de prevenção de doenças e em inúmeros outros campos [p.95].
[...] Aprodução de conhecimento ocorre não pela absorção de conteúdos previamente sistematizados, objetivando ser aprendidos, mas conhecimento é gerado por meio da vivência de certas situações-problema [p.95].[...] A maior importância da educação não formal está na possibilidade de criação de novo conhecimento. Ou seja, a criatividade humana passa pela educação não formal [p.95].
[...] O conjunto desseselementos fornece o amálgama para a geração de soluções novas, construídas em face dos problemas que o dia-a-dia coloca nas ações dos homens e das mulheres [p.95].
[...] Justamente devido a essainfluencia múltipla é que as teorias pedagógicas precisam examinar que tipo de educação quer oferecer e ser ela este serviço da humanização. O interesse pelo tema família e infância e suas e suastransformações e relativamente recente. [p.95].
[...] A família é uma instância importante no processo de sociabilização, bem como no desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Fichamento capitulo 6 e 7 com parecer critico filosofia da educação aranha, maria lucia de arruda. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Capitulo-6-e-7-Com/698681.html

MLA

"Fichamento capitulo 6 e 7 com parecer critico filosofia da educação aranha, maria lucia de arruda" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Capitulo-6-e-7-Com/698681.html>.

MLA 7

"Fichamento capitulo 6 e 7 com parecer critico filosofia da educação aranha, maria lucia de arruda." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Capitulo-6-e-7-Com/698681.html>.

CHICAGO

"Fichamento capitulo 6 e 7 com parecer critico filosofia da educação aranha, maria lucia de arruda." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Capitulo-6-e-7-Com/698681.html.