Ulm - modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELAGEM COM UML

Daniel Santos da Costa 1
Paulo Santos de Jesus2




RESUMO


O presente artigo tem como objetivo analisar as vantagens, principais técnicas de modelagem de sistemas chamada UML. Ela representa uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas de computação orientados a objetos. Sua função é definir as características, como seus requisitos, comportamentos,estrutura lógica e dinâmica dos processos físicos. É uma ferramenta que simula as condições de funcionamentos dos programas sem que tenhamos de construir estruturas complexas de softwares. A linguagem UML é aberta e pode ser utilizada para criar um modelo para se abstrair as fases de um projeto, onde diversos diagramas auxiliam na visualização do problema e a concepção da solução, permitindo uma visãomacro dos objetos e seus relacionamentos. A modelagem proporcionada pela UML permite simplificar o entendimento de um sistema, ao transformar suas complexidades em objetos gráficos simples, onde a lógica interna de seu funcionamento é abstraída. Através da modelagem, estrutura-se um sistema, onde a manutenção que ocorrer nos posteriores ciclos de desenvolvimento fica facilitada uma vez que a mesmaocorre inicialmente num nível lógico. E não no código (programa), de forma que se pode evoluir os diagramas que serão alterados e verificar suas consequências antes de se preocupar com a fase de desenvolvimento, em linhas gerais, a UML representa uma análise sob a ótica do sistema de computação.


Palavras-chave: Modelagem, UML. Sistemas de Computação.






1 INTRODUÇÃO

A UML (UnifiedModeling Language) é uma padronização da linguagem de desenvolvimento orientado a objetos para visualização, especificação, construção e documentação de sistemas. Muito voltada para modelar softwares. Caracteriza-se como um sistema aberto e é utilizada para criar modelos de programas, com o objetivo de se conhecer as etapas de projeto no desenvolvimento de software. É formado por diversosdiagramas, os quais ajudam no reconhecimento de problemas, e, consequentemente, na busca das soluções, “permitindo uma visão macro dos objetos e seus relacionamentos”.
Sistemas complexos possuem grande detalhamento e um grupo extenso de referenciais. Através da modelagem, ocorre a simplificação do sistema, alterando o nível de complexidade, facilitando, assim, a compreensão e do processo, através deobjetos gráficos menores e mais fáceis de se abstrair. Desta maneira, o funcionamento se faz através de uma visão privilegiada, estruturando e mantendo uma manutenção efetiva através de ciclos. Deve-se empreender que a UML representa uma linguagem, podendo ser utilizada por diversas metodologias, ampliando o leque de suas aplicações.




2 MARCO TEÓRICO

Segundo Reis e Videira (2003, p. 117)“UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, construção, visualização e documentação de artefatos de um sistema de software”. Configura-se como uma linguagem padrão para vários sistemas, possui uma semântica construída para facilitar a troca de informações entre sistemas distintos. Ela não depende do tipo de programa, atua como uma plataforma independente de linguagem. Além desua simplicidade, é capaz de englobar distintos métodos e elementos de programação. Um típico exemplo é encontrado na figura 1, exemplo de caso de uso, diagrama da UML.
[pic]
Figura 1 – Exemplo de caso de uso, diagrama em UML
Fonte: Andrade e Gottardo (2008, p. 47)

Através da UML é possível construir programas com uma estrutura sólida, que propicie uma arquitetura onde asintervenções possam ser executadas com um mínimo de tempo, sem desperdício e retrabalho da equipe. Nos diais atuais, a modelagem representa um item basilar na estruturação de programas. Eles são capazes de prever, monitorar e realizar alterações consistentes, sem, no entanto causar transtornos. É uma ferramenta que garante a qualidade do software e o torna viável, dando margem a simplificação e...
tracking img