Design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Design ou desenho industrial é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.
Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos,vestimentas, máquinas, ambientes, serviços, marcas e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros.
O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comunssão o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.
Índice [esconder]
1 História
2 Profissão
3 Estudo
4 Problema etimológico
5 Outras acepções
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
8.1 Portugal
8.2 Brasil
[editar]História

Ver artigo principal: História do design
Mesmo estando presente em vários momentos da história da civilização, como buscada união da estética dos objetos às suas funcionalidades, a utilização das práticas do que viria se tornar o desenho industrial tomou corpo na Revolução Industrial, em meados do século XIX. Entretanto, como disciplina, o desenho industrial como se concebe hoje em dia surgiu na primeira década do século vinte, no meio cultural e industrial alemão.
O design no Brasil foi bastante influenciado,principalmente no seu ensino, pela tradição alemã da Deutscher Werkbund, da Bauhaus e da Escola de Ulm.
Por seu entendimento mais estético, no Brasil, tradicionalmente, as escolas de desenho industrial sempre estiveram associadas aos departamento de artes das universidades e faculdades. A primeira experiência fora desse contexto ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba,que, em 1979, criou um curso de desenho industrial dentro de um centro de tecnologia.
[editar]Profissão

O senso comum costuma perceber o desenho industrial apenas pelas suas intervenções estéticas. Entretanto, uma importante preocupação do design é unir a forma e a função desse objeto, e como ele se relaciona com o usuário. E, em um processo de retroalimentação, as intervenções do desenhoindustrial no produto acabam, inclusive, por otimizar suas funções.
O crescimento e aperfeiçoamento da produção industrial contemporânea aumenta a importância da concepção e acabamento formal dos produtos. Na construção de um produto, os designers levam em conta valores estéticos que possam ser aliados aos aspectos de funcionalidade do mesmo, permitindo seu melhor posicionamento no mercado. Bens podemse tornar mais desejados apenas com alterações em sua abordagem de desenho industrial.
Esse mesmo processo tem tornado os requisitos de projeto cada vez mais complexos, e por isso incentivado o aparecimento de muitas especializações dos designers. Dentre mais comuns na actualidade se encontram:
Design estratégico
Design de comunicação
Design de som
Design visual
Design gráfico
TipografiaDesign editorial
Design institucional
Design digital
Design de hipermídia
Web design
Design de jogos
Design de produto
Design automobilístico
Design de embalagem
Design de mobiliário
Design de moda
Design de joias
Design de estampa
Design de ambientes
Design de interiores
Design' de iluminação
Design de sinalização
Design de interação
Design de interfaces
Design de serviçosExistem ainda actividades que se auto-identificam com a expressão designer mas sem qualquer relação com a actividade de projecto propriamente dita. Exemplos incluem hair designer (para cabeleireiro), cake designer (para confeiteiro) e body designer (para tatuador).
[editar]Estudo

O estudo do design sempre esteve ligado a outras áreas do conhecimento como a psicologia, a teoria da arte, a...
tracking img