Ud atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capa
Índice
Introdução
O Atletismo, é uma modalidade extremamente importante no contexto escolar, uma vez que proporciona no aluno experiências e vivências básicas no desenvolvimento das suas capacidades motoras, bem como um melhor controlo das tarefas do quotidiano.
Uma das vantagens do ensino/aprendizagem desta modalidade na escola é que as disciplinas nela englobada estão presentescapacidades e habilidades que nos podem servir de base para outras modalidades desportivas. Por exemplo; sabre correr “bem” é fundamental para todas as modalidades que recorrem à locomoção; aprender a lançar com uma bola leve confunde-se com um passe ou um remate do andebol; a ligação da corrida-impulsão para o salto em altura solicita acções com semelhanças ao movimento de preparação do remate novoleibol. Sendo assim, parece-nos fundamental uma estruturação adequada dos seus objectivos e conteúdos programáticos, ordenados em sequência, partindo do simples para o complexo e do geral para o específico, e se possível desenvolve-la com um carácter lúdico e ao mesmo tempo competitivo, promovendo assim o gosto por uma modalidade que nem sempre é recebida com entusiasmo pela maior parte dos alunos.A elaboração da Unidade Didáctica de Atletismo teve como base nos programas curriculares da disciplina de Educação Física, tivemos também em consideração as condições para a sua prática, bem como o material disponibilizado pela escola.
Cada disciplina da modalidade de atletismo presente no programa será descrita ao pormenor, desde os conteúdos técnicos, os erros mais comuns cometidos pelosalunos na realização dos gestos abordados, facilitando de certa forma a tarefa do professor nos feedbacks a dar numa destas situações e as principais determinantes técnicas para que o aluno realize com êxito o gesto técnico pedido.
Na presente Unidade Didáctica de Atletismo, incluímos também uma breve referência à história da modalidade bem como as suas disciplinas, uma caracterização e regulamentoda modalidade, assim como, as competências específicas, os conteúdos a leccionar, estratégias de ensino e avaliação, e também estão incluídas algumas sugestões de progressões pedagógicas para a aprendizagem dos conteúdos a abordar.

História
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos: o primeiro, de origens, nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos,pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.; o segundo, da Idade Média, a época de actividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram o desporto nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa; e o terceiro, do renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com obarão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias actuais.
O mais antigo registo de competições de atletismo data de 776 a.C., mas é certo que os desportos organizados, foram praticados muitos séculos antes. Já nas civilizações primitivas, o homem corria, saltava e lançava como forma de sobrevivência, medindo sua força, rapidez e habilidade, com os perigos da natureza e só com estes gestosespontâneos conseguia ultrapassar a fome, frio e a morte prematura. Com as guerras criaram-se os exércitos. O uso de paus e pedras, como armas, deu lugar ao de lançar, dardos e espadas.
O berço do desporto organizado situa-se na Grécia. Segundo Filóstrato, em 1225 a.C. foi disputado o primeiro pentatlo, série de cinco provas (corrida, salto em comprimento, luta e lançamento de disco e dardo),por um mesmo atleta. Para honrar os deuses ou homenagear os visitantes, os gregos costumavam organizar programas desportivos, perto de Olímpia, tradição que foi mantida pelo menos até a segunda metade do século X a.C.
O programa dos jogos olímpicos manteve-se praticamente o mesmo por toda a Antigüidade. No século VII a.C., em Esparta, houve modificações, para que as mulheres também pudessem...
tracking img