Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Os fins e os meios: que ética para a vida humana?”



Trabalho Realizado por:Diana Vieira nº210078

PARTE 1
O que é a ética?
A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Aética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com osentimento de justiça social.
E uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamada de antiético, assim como o ato praticado.
Dimensão pessoal e social da ética
A existênciahumana é uma existência partilhada, isto é, vivida em coexistência com os outros. E é essa coexistência que se define a construção do ser humano como pessoa, e lhe confere uma dimensão social, combase em instituições que impõe regras ou normas que regulam as ações e relações com os seus membros.
O modo como interiormente nos relacionamos com as normas morais socialmente estabelecidas vaidefinir a nossa ação, a intenção do sujeito moral agir de determinado modo. Assim a ação é sempre de alguém, isso confere-lhe uma dimensão pessoal, que age em função de normas sociais, portanto a ética temuma dimensão pessoal e social e estas duas são indissociáveis.
      Ou seja mesmo que a imagem que o indivíduo tem de si mesmo, a opinião que os outros têm de si e as expectativas criadas pelosoutros em relação a si, e que condicionam não só a sua ação mas aquilo que ele também é.
A liberdade individual e os seus limites
A liberdade é o estado livre de limitações ou coação, sempre que setratar de agir de maneira lícita, de acordo com princípios éticos e legais cristalizados dentro da sociedade.
O conceito é o do Direito, para o qual citamos que o ser humano é eminentemente social...
tracking img