Turismo rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 102 (25420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Helena Luís, Milene Fonseca e Vera Reino Licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira Peniche, 6 de Dezembro de 2006

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO MAR Projecto & Empreendedorismo
Ano lectivo 2006 / 2007

Turismo em Espaço Rural: Adaptação de Moinhos de Vento a Unidades de Alojamento

Discentes: Helena Luís Milene Fonseca Vera Reino

Docentes: Ana Paula Costa Nuno Almeida SimãoOliveira

AGRADECIMENTOS:
A realização deste projecto representa o alcançar de uma meta muito importante das nossas vidas: a conclusão da licenciatura. Para que tal fosse possível, porque não somos seres isolados e completamente independentes do resto do mundo, foram várias as contribuições, a quem desde já, expressamos a nossa gratidão e reconhecimento. Em primeiro lugar, gostaríamos de agradeceraos docentes da unidade curricular em causa, pela orientação crítica e construtiva do nosso projecto, mas também a todos os outros que ao longo do curso nos apoiaram, ajudaram a evoluir e até mesmo a crescer, para nos transformarmos em pessoas que poderão futuramente, acrescentar algum valor à sociedade e ao mundo em que vivemos. Entre as nossas dívidas estão também algumas pessoas que ajudaram atornar possível a investigação efectuada, para que esta se tornasse cuidada, rica e verdadeira. Por último, mas não pelo menor grau de importância, agradecemos às nossas famílias, que nos deram condições e apoio para enveredar por este caminho, além da força nos momentos em que tudo isto parecia quase impossível de concretizar.

RESUMO
A importância que o fenómeno turístico detém nos dias dehoje é indiscutível, no entanto, as alterações nos hábitos e nos padrões de preferência dos turistas., levamnos a equacionar novas formas de turismo, alternativas ao conhecido e vulgarizado turismo de massas. As paisagens rurais e tradicionais são cada vez mais procuradas por um sector de turismo em crescimento, em que o Turismo no Espaço Rural pode responder como uma alternativa adequada a estamudança. Além dos benefícios de carácter económico resultantes do exercício desta actividade, preservar o ambiente físico, social e cultural das comunidades de acolhimento é também uma preocupação positiva e determinante na recuperação de muitos elementos da nossa cultura, que concerteza estariam de outra forma condenados à destruição ou abandono.

ABSTACT
The Tourism phenomenon plays a veryimportant role on nowadays society, however, the changes in tourist’s lifestyle and preferences, lead us to new types of tourism as an option to the common mass tourism. Rural and traditional landscapes are becoming very popular among a growing touristic segment, where the Rural Tourism can respond as the right alternative to that change. Beyond the economic benefits that result from the practice ofthat activity, the preservation of the physic, social and cultural environment of the communities that embrace that kind of tourism is also a positive and definite concerning in the reconstruction of many elements of our culture, that in another way where certainly condemned to abandon or destruction.

ÍNDICE GERAL
INTRODUÇÃO Capítulo I. O TURISMO 1.1. História do Turismo 1.2. Conceito deTurismo 1.3. Designação de Excursionista, Visitante e Turista 1.4. Procura e Oferta Turístico 1.5.Turismo: Uma Perspectiva para o Futuro Capítulo II. TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2.1. História do TER 2.2. Conceito de TER 2.3. Motivações da Procura do TER 2.4. TER e Desenvolvimento Local 2.5. TER: a Realidade Portuguesa Capítulo III. MOINHOS DE VENTO 3.1. Definição de Moinho 3.2. Tipologia dos Moinhos 3.3.História dos Moinhos 3.3.1. A Nível Mundial 3.3.2. Em Portugal 3.4. Oferta de Moinhos de Vento na Região Oeste 3.5. Integração dos Moinhos de Vento no TER Capítulo IV. PROJECTO PRÁTICO 4.1. Apresentação da Empresa 4.1.1. Identificação 4.1.2.Historial 4.1.3.Promotores do Projecto 4.1.4. Missão 6 7 8 9 11 13 14 16 17 18 19 20 21 23 24 24 25 25 25 26 27 28 30 30 30 31 34

4.2. Análise Externa...
tracking img