Sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates e os Sofistas

Uma frase muito conhecida de Socrate “Sei que nada sei”, exemplifica a forma como ele pensava para se chegar à verdade, onde primeiro primeiro reconhecia a própriaignorância para partir em busca do saber. Esse método consistia em através de perguntas que Sócrates fazia a seu oponente a fim de reconhecer sua ignorância e com isso desmontar suas certezas, ou seja estemétodo, parte da destruição daquilo que não é verdade




Ao entrar no templo de Apolo Delfo, se deparou com um oráculo inscrito na porta que dizia: "Conhece-te a ti mesmo". Uma voz misteriosa em seuinterior, que ele chama de daímon, revelou que essa seria a sua missão. A partir daí, Sócrates se dedicou a filosofia.

Na política não se tornou muito atuante. Sempre que era convidado parapresidir às assembléias de julgamento, cumpria com seu dever de cidadão ateniense, mesmo que na maioria das vezes, vota-se contra a condenação de alguns prisioneiros injustamente condenados.

Como já foidito, Sócrates destrói o saber por meio de perguntas para reconstruí-lo na procura da definião do conhecimento. E Platão ilustra bem isso em seus diálogos. É bom lembrar também que Sócrates às vezesnunca chegava na resposta definitiva. Em busca do conceito, suas discussões acabavam levando a nenhuma conclusão definitiva.

Sócrates está à procura do logos, o sentido do ser em si mesmo. O logosfilosoficamente falando é a razão que se dá de algo, ou o que hoje chamaríamos de conceito.

Os sofistas viveram em uma época áurea da cultura grega. O século de Péricles onde a democracia em Atenasdesenvolveu intensa vida cultural e artística.

Sofista etimologicamente significa dizer apenas "intelecutal que sabe falar". Posteriormente adquiriu um sentido pejorativo de "alguém que usa deraciocínio capcioso, de má-fé, com intenção de enganar".

Ao longo dos anos, os sofistas sempre foram mal interpretados devido a criticas feitas por Sócrates e Platão. Entretanto, vem se resgatando...
tracking img