Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos


As Receitas

Conceituação e mensuração

A receita pode ser definida, de acordo com o estudo do IASB, como “ o acréscimo de benefícios econômicosdurante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimos de exigibilidade e que redunda num acréscimo do patrimônio liquido, outro que não o relacionado a ajustes de capital”.
Conquantoesta definição caracteriza os efeitos do surgimento de uma receita no ativo (ou no passivo) e no Patrimônio Liquido, não caracteriza a essência do que se quer definir.

Princípio da realização dareceita

O efeito, no patrimônio, é o descrito pela definição do IASB, qual seja: de provocar um aumento de ativo ( ou diminuição de passivo) e, ao mesmo tempo, um acréscimo de PatrimônioLiquido. Foi visto, no item Regime de Competência,que , a fim de se resolver receita, não é absolutamente indisponível que o produto ou serviço já tenha sido completamente transferido ao cliente, embora essaseja a situação mais comum.
É por isso que se insiste no fato de que Receita é o resultado da aceitação por parte do mercado do esforço de produção da empresa. É preciso deixar bem claro,todavia, que a definição geral de Receita engloba a receita propriamente dita e os ganhos.

Receita não operacional

No Brasil, utilizamos o termo ‘Receita’, que pode ser operacional ou não e,eventualmente, ‘Ganhos’. Entretanto, estes, as vezes, são englobados como receitas não operacionais o que é, conceitualmente, incorreto, pois vimos que as origens de ganhos e de receitas, mesmo as nãooperacionais, são diferenciadas.

As Despesas e as Perdas
De maneira geral, pode-se conceituar ‘Despesa’ como o sacrifício de ativos realizado em troca da obtenção de Receitas ( cujo montante,espera-se, supere o das despesas).


Perdas
A definição de despesa( que, ao contrario das receitas, provoca um diminuição do ativo ou aumento de passivo, com conseqüente diminuição do...
tracking img