Turismo de hotel fazenda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A atividade turística expandiu-se pelo Brasil inteiro. O número de agências de viagens aumentou em conseqüência do crescimento das companhias aéreas, que, incapazes de estabelecerem suas próprias filiais preferiram abrir o mercado ao varejo.
Um dos fatores que fizeram crescer a indústria turística é a hotelaria, que desenvolveu rapidamente nos últimos anos, principalmentenas regiões litorâneas.
O crescimento do turismo e da hotelaria no país motivou o desenvolvimento de novos produtos e serviços para os diversos tipos de clientes.
As grandes empresas do ramo hoteleiro desenvolveram também, novas formas de gestão, para empresas cada vez mais complexas, fazendo com que os profissionais buscassem mais qualificação, fator importante nos dias de hoje.
Osempresários do turismo vêm empregando novas estratégias e modalidades de turismo, diversificando formas de lazer diferentes das que costumávamos conhecer. Com o aumento da consciência ecológica, o turismo rural tem aumentado sua demanda, é o resultado de uma mudança de valores e hábitos que levam as pessoas a procurarem lugares ambientes saudáveis e melhor qualidade de vida.
Os pioneiros do turismorural no Brasil apareceram na região sul do país por volta de 1996, mas o turismo no espaço rural no mundo surgiu bem antes desta data em áreas pouco povoadas nos Estados Unidos.
Com o passar dos anos foram se desenvolvendo inúmeros meios de hospedagem para suprir a demanda de turistas na região, os quais ofereciam serviços diferenciados para satisfazer as necessidades do mercado, inclusive comprestação de serviços de lazer, dando origem aos primeiros resorts e hotéis-fazenda do país.

2 Justificativa

O objetivo de pesquisar sobre o setor hoteleiro e reconhecer e desenvolver métodos e estratégias que contribua na melhoria dos serviços prestados pelas organizações e também propiciar para nós administradores uma carga de conhecimentos teóricos que futuramente serãocolocados em prática no mercado de trabalho.
Outro fator que nos da respaldo a desenvolver este trabalho, são os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR, 2009) onde do total de pessoas que visitam o país, 72,8% ficam em hotéis, proporcionando 197.309 empregos diretos no Brasil.
A indústria hoteleira tem se mostrado importante para economia brasileira como consumidora de bensindustriais como: televisores, frigobares, aparelhos elétricos, móveis, roupas de cama e banho e outros itens que movimentam a economia dos estados e municípios.
O ramo hoteleiro é altamente competitivo, devido ao ingresso das redes hoteleiras internacionais no país e o aquecimento da construção civil. Cada hotel que é construído torna-se um concorrente direto aos outros, exigindo dosadministradores maior conhecimento e planejamento para atingir os objetivos traçados.
O avanço de redes internacionais tem levado os empresários brasileiros a melhorarem cada vez mais sua forma de gestão e a oferecer melhores serviços.
Para que as empresas possam atingir alta qualidade nos serviços prestados, os gestores devem implantar métodos e ferramentas que ajudem a tomar decisões corretasmonitorar e controlar os objetivos e metas.
O ciclo PDCA é hoje uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizações em todos os segmentos, é um método simples para organizar e seqüenciar a busca de soluções de problemas e da melhoria de processos, bem como estudar as informações sobre o desempenho seja no ambiente interno como externo contribuem na eficácia da gestão e competição no mercadohoteleiro.

3 Gestão Hoteleira

3.1 Histórico do Local

Monte Verde surgiu da busca de imigrantes europeus por uma região com características próximas a de seus países de origem. A primeira colônia a se fixar foi a da Letônia, liderada por Werner Grinberg, juntamente com sua esposa Emilia Kempis, em 1936. Com eles também se juntaram Alemães e Húngaros.

Origem do nome: O nome...
tracking img