Coassmovisão

1912 palavras 8 páginas
Cosmovisão Bíblica
Introdução

Todo mundo tem cosmovisão. Ela modifica a maneira de as pessoas interpretarem decisões e reagirem diante de circunstâncias diversas. Cosmovisão é a visão de mundo com a qual o indivíduo explica e interpreta o mundo, a sociedade, as circunstâncias e acontecimentos diversos, e a aplicação dessa visão em sua vida.

A cosmovisão é adquirida de diversas formas. Filosofia, ciência, conhecimento e religiões são as principais fontes que formam a cosmovisão do indivíduo. Assim, no mundo haverá cosmovisões diferenciadas e até mesmo contrárias umas as outras.

Torna-se, então, imprescindível a criação de uma base de pressupostos para construir uma cosmovisão. Dessa forma, uma base com pressupostos cristãos e julgados verdadeiros constrói uma cosmovisão cristã, ou bíblica, uma vez que esses pressupostos estão alicerçados na Bíblia Sagrada.

Como definição de cosmovisão cristã, ou visão cristã de mundo, John MacArthur oferece o seguinte modelo:

a visão cristã de mundo enxerga a compreende a Deus, o Criador, e a Sua criação – ou seja, o homem e o mundo – primeiramente por meio das lentes da revelação especial de Deus, as Santas Escrituras, e depois, por intermédio da revelação natural de Deus na criação, interpretada pela razão humana e reconciliada pela e com a Escritura, para que creiamos e vivamos de acordo com a vontade de Deus, glorificando-O, dessa forma, de mente e coração, desde agora e por toda a eternidade.

A verdadeira cosmovisão bíblica é formada a partir da convicção de que o próprio Deus falou à humanidade pela Bíblia Sagrada. É a Bíblia que determina a cosmovisão legítima e autenticamente cristã. Ela é o guia adequado para todas as questões de fé e conduta. As Escrituras apresentam todas as coisas necessárias à vida piedosa.

Acertadamente John MacArthur diz que

o poder de Deus não se encontra em alguma fonte de conhecimento extrabíblica ou mística, no uso de sinais e maravilhas e discursos animados, insights da

Relacionados