Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 07

1 – Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

Mercado concorrencial
mesmos produtos e disputam os mesmos clientes.
A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal

2 – Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.

O lucro normalrepresenta a remuneração implícita do empresário. O lucro extraordinário as receitas superam os custos.

3 – Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.

No monopólio temos somente um produtor que domina toda a oferta do produto e portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização delucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P = CMg do caso de concorrência.

No caso de oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço éfixado depende da corrente de pensamento.
Segundo a teoria marginalista, novamente a firma visa a maximização de lucros, sendo que agora a demanda que a firma se depara depende do seu impacto no mrcado e da concorrência com as demais firmas. Segundo a teoria da organização industrial, o objetivo da firma seria maximizar o Mark-up, que seria dado pela seguinte equação:

MARK UP = RECEITA DEVENDAS – CUSTO DIRETOS (OU VARIÁVEIS)

O preço cobrado pela empresa, no modelo de Mark up, é calculado da seguinte forma:

P = (1 – m) C
Onde P = preço do produto M = Taxa de Mark-up C= Custo unitário direto(equivalente ao custo variável médio)

4 – Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?

As estruturas do mercado de fatores são:
A) Concorrênciaperfeita: Um grande número de firmas atomísticas oferta os fatores ao preço de mercado.
B) Monopsônio: Uma única firma é a compradora do insumo produzido por diversas firmas.
C) Oligopsônio: Poucas firmas são compradoras do insumo produzido por diversas firmas.
D) Monopólio Bilateral: Ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda dessefator.

5 – O que vem a ser o monopólio lateral?

Um monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.

Capítulo 08

1 - Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e ocomportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos,que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.

2 - Sintetize os objetivos de política econômica

Os objetivos da política econômica são:
a) alto nível de emprego;
b) Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções queesta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica;
c) Distribuição Eqüitativa de Renda;
d) Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.

3 - Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de...
tracking img