Tudo sobre osteoporose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

Osteoporose é o afinamento do tecido ósseo e a perda progressiva da densidade óssea e pode resultar de doença, deficiência alimentar ou hormonal ou idade avançada. Exercícios regulares e suplementos vitamínicos e minerais podem reduzir e inclusive reverter a perda de densidade óssea.
Causas, incidência e fatores de risco.

A osteoporose é o tipo mais comum de doença óssea. Ocorrequando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, ou ambos.
O cálcio e o fosfato são dois minerais essenciais à formação normal dos ossos, o Cálcio é essencial para a formação e manutenção dos ossos e dentes, coagulação do sangue, batimento cardíaco normal e secreção de hormônios. Durante a juventude, o corpo usaesses minerais para produzir ossos. Se a ingestão de cálcio não é suficiente ou se o corpo não absorve quantidade suficiente de cálcio da alimentação, a produção de ossos e tecidos ósseos pode ser afetada.

Benefícios do cálcio

À medida que você envelhece, o cálcio e o fosfato podem ser reabsorvidos de volta para o corpo a partir dos ossos e, nesse caso, o tecido ósseo torna-se mais fraco. Issopode resultar em ossos quebradiços e frágeis, que são mais suscetíveis a fraturas, mesmo sem lesões.
As principais causas da osteoporose são uma queda no estrogênio em mulheres na época da menopausa e uma queda na testosterona nos homens. Mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 70 anos têm risco maior de osteoporose.

Fatores de Risco
Quanto menores os ossos, maiores as chances deter osteoporose. Homens em geral têm esqueleto maior do que o das mulheres. Esta é uma das causas pelas quais tem menos osteoporose. Se compararmos os ossos aos galhos de uma árvore, veremos que se todos tiverem a mesma "idade", quanto mais grosso o galho, maior o esforço para conseguir quebrá-lo. Quanto maior a massa óssea, mais resistente é o osso e, portanto para conseguir sua fratura seránecessário um trauma maior.
Tanto homens como mulheres da raça branca tem menor massa óssea dos que os da raça negra. O tipo físico com maior risco de osteoporose é exatamente o da mulher branca, magra e de baixa estatura.
Os fatores de risco mais importantes, tanto para homens como para mulheres, são: baixo índice de massa corporal, DMO(Densidade de Massa Óssea) baixa, história familiar, fraturaprévia, fumo, álcool e artrite reumatoide. A osteoporose senil ou primária no homem tende a ocorrer acima dos 70 anos de idade, como uma combinação de fatores: diminuída absorção de cálcio intestinal, ativação reduzida da vitamina D, declínio do tempo de vida dos osteoblastos e diminuição da concentração dos hormônios sexuais.
*Osteoblastos: células jovens que produzem muito colágeno, eposteriormente dão origem aos osteócitos que são células ósseas que armazenam cálcio.

Classificação da Osteoporose
A osteoporose masculina é classificada em primária e secundária. A primária pode ser idiopática ou pelo envelhecimento, sendo a forma também chamada de osteoporose senil em ambos os sexos.
A osteoporose senil é o resultado de uma deficiência de cálcio relacionada com a idade e de umdesequilíbrio entre a velocidade de degradação e de regeneração óssea. A osteoporose secundária é aquela causada por doenças subjacentes.
A osteoporose senil classifica-se em dois tipos:
- Tipo I: também conhecida por tipo pós-menopausa, existe rápida perda óssea e ocorre na mulher que entrou recentemente na menopausa.
-Tipo II: O tipo II, ou senil, está relacionada ao envelhecimento e aparece pordeficiência crônica de cálcio, diminuição da formação óssea.

Menopausa
A menopausa (entre os 45 e 47 anos) já é uma causa de osteoporose. Enquanto as mulheres têm seu ciclo menstrual normal, produzem um hormônio chamado estrógeno. Este hormônio feminino é fundamental no processo de formação do osso. Enquanto é produzido, existe um estímulo às células dos ossos (chamadas de osteoblastos) a...
tracking img