Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tuberculose no século XIX até Atualidade

Trabalho elaborado Por:
* Cláudia Pereira 11ºB (TAS)

Índice
Introdução 3
O que é a tuberculose? 4
A Tuberculose no século XIX e XX 5
Tuberculose na Atualidade 7
Prevenção: 7
Tratamento: 7

Introdução

A Tuberculose é uma doença grave e infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, mais conhecido como bacilo de Koch,é transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória a partir do contato com gotículas de água contendo o bacilo durante o ato da fala, da tosse, do riso e espirro de pessoas infetadas pelo bacilo, mas, porém se houver uma resposta imunológica o desenvolvimento da doença pode ser impedido, a tuberculose pode atingir todos os órgãos do corpo e em especial os pulmões. É uma patologia muitoantiga nos hemisférios ocidental e oriental e atingiu grandes proporções no final do século XIX, houve um declínio nos números de casos trazendo a esperança da erradicação no início do século XXI, mas ficando somente a esperança. A presente pesquisa abordará o grande aumento na incidência de casos de Tuberculose que atingem toda a população mundial, abordará também quais faixas etárias e os gruposde risco mais suscetíveis a contaminação, sabendo que antigamente a tuberculose era considerada uma doença de idosos e hoje em dia está incidente em indivíduos jovens entre 25 e 44 anos e também crianças. A presente pesquisa explicará as formas de contágio da doença; a classificação em fases do desenvolvimento da patologia desde o contágio acompanhando o curso da sua evolução; como é realizada aidentificação laboratorial; como é o tratamento englobando a resistência às drogas o curso do mesmo e a terapia de observação direta; explicará também como deve ser feita a prevenção. A presente pesquisa abordará também o fato da tuberculose ser uma doença oportunista para pacientes VIH positivos e quais as complicações que acometem o paciente quando este não responde bem ao tratamento, ocorrendoentão a provável disseminação do Mycobacterium tuberculosis. Abordará também a grande incidência em crianças menores de cinco anos que esta relacionada com a prevalência da tuberculose em adultos, pois se não diagnosticada e tratada precocemente a doença em adultos não será possível reduzi-la nas crianças.
O que é a tuberculose?

A tuberculose é causada por um bacilo de koch que atacaprincipalmente os pulmões. No entanto, a doença pode atingir vários órgãos do corpo humano que são:
* Rins;
* Coração;
* Gânglios Linfáticos;
* Ossos;
* Cérebro.
Esta doença normalmente é transmitida pelo o a, por isso, basta que o doente espirre, tussa ou fale alto para libertar várias partículas. Depois, se alguém respirar esse ar, corre o risco de ser contagiado. Mas nos casos deindivíduos imunodeprimidos, nomeadamente no caso de seropositivos.

SINTOMAS:
* Tosse seca e contínua no início;
* Às vezes pode chegar a uma tosse com pus ou sangue;
* Cansaço excessivo;
* Fraqueza;
* Rouquidão;
* Febre baixa;
* Falta de apetite;
* Emagrecimento excessivo;
* Sudorese nocturna;
* Palidez.

A Tuberculose no século XIX e XX
Por conta deseus variados sintomas, a tuberculose não era identificada como uma única doença até à segunda década do século XIX, esta doença foi baptizada em 1832 por J.L. Schoenlein.
Algumas formas da doença, provavelmente, eram conhecidas desde a Grécia antiga, senão antes, considerando-se que a doença originou-se a partir do primeiro gado doméstico (no qual também originou a varíola humana).
Koch nãoacreditava que as tuberculoses bovinas e humana fossem similares, o que impediu o reconhecimento do leite infetado como fonte da doença.
Koch apresentou um extrato de glicerina com o bacilo da tuberculose como um "remédio" para a doença em 1890, chamando-o de tuberculina. Ele não teve eficácia, porém, foi mais tarde adaptado por von Pirquet para um teste para tuberculose pré-sintomática.
O...
tracking img