Trocadores de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

A finalidade do trabalho é melhorar o sistema de resfriamento do painel elétrico de uma empacotadora de pós para sorvete da empresa Duas rodas, que atualmente conta com um sistema de resfriamento (insuflamento e exaustão) para retirada de carga térmica.
O painel elétrico tem uma carga térmica de 750 W, esta carga é gerada pelos componentes elétricos, levando em consideração quenos dias de verão o calor externo mais a carga térmica pode chegar a temperaturas de 50ºC dentro do painel elétrico provocando um super aquecimento dos componentes e provocando a parada de máquinas, prejudicando o processo produtivo.
Outro problema seria o alto nível de contaminantes no ar ( pó de sorvete ) no ambiente de trabalho, este pó penetra no interior do painel através do sistema deexaustão e insuflamento formando uma camada de pó em cima dos componentes elétricos que impede a dissipação do calor gerado pelos mesmos, provocando danos e diminuindo a vida útil, sendo assim nestas circunstâncias é necessário uma constante manutenção do equipamento.
O objetivo principal é diminuir o número de manutenções da máquina, projetando um sistema de climatização com temperatura controladacom o evaporador no interior do painel e o condensador trabalhando na parte exterior do ambiente onde o painel esta localizado, unidade interior e exterior. (Sistema Tipo Split ).
Visa-se com este sistema um nível zero de contaminantes no interior do painel.

1.0 CLIMATIZADOR DE PAINEL TIPO SPLIT

O capitulo tem a finalidade de mostrar e apresentar a problemática que apresenta o painelelétrico, os objetivos do projeto e justificativa da escolha do modelo do climatizador ( Tipo Split ).

1.1 PROBLEMÁTICA.

Observou-se que os componentes elétricos dentro do painel apresentavam altos níveis de poeira, e pela lógica o superaquecimento é inevitável, viu-se a necessidade de desenvolver um sistema do tipo Split (unidade interna e externa) para de alguma maneira minimizar os efeitos desaturação da poeira, conforme demonstrado na Figura 1 e 2.

Figura 1: Painel elétrico.(Poeira) Figura 2: Poeira após uma hora de trabalho
Fonte: Dos Autores (2011) Fonte: Dos Autores (2011)
Minimizando assim também a quantidade de manutenções necessárias para seu funcionamento e o evaporador funcionaria dentro de um sistemavedado e porem livre da poeira (ventilação forçada).

Figura 3: Painel elétrico Vista geral. Figura 4: Painel com portas fechadas.
Fonte: Dos Autores (2011) Fonte: Dos Autores (2011)
A vantagem e basicamente consiste na elaboração de um climatizador tipo Split com uma unidade interna e outra externa.
Liberou-se o ambienteinterior do painel do maior problema, além do aquecimento a sujeira gerada nos distintos processos dentro da produção. Com o condensador fora do ambiente de trabalho diminui a quantidade de manutenções.


Figura 5: Painel elétrico da Uniklima Figura 6: Problemática da Poeira
Fonte: Dos Autores (2011) Fonte:Dos Autores (2011)
Mostra-se por meio das figuras 5 e 6 como os climatizadores convencionais trabalham em ambientes com grande saturação de poeira, e a problemática que eles enfrentam trabalhando nessas condições.

1.2 OBJETIVO
Eliminar o problema de superaquecimento dos painéis elétricos, desenvolvendo um produto de boa manutenabilidade e confiabilidade.

1.2.1 Objetivo Geral

Oobjetivo principal é diminuir o número de paradas e manutenções da empacotadora projetando um sistema de climatização selado com temperatura controlada entre 30ºC e 35ºC com o evaporador no interior do painel e o condensador trabalhando na parte exterior da fábrica ( Sistema Tipo Split ) unidade interior e exterior.
Tendo com este sistema um nível mínimo de contaminantes no interior do painel e...
tracking img