Troca de bebes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A fenomenologia é uma ciência que busca investigar e interpretar os fenômenos e consequetemente o significado destes através da consciencia que o individuo apresenta por meio de suas experiências internas, constituida por atos de percepção, imaginação, exploração, etc., e consequentemente a construção de sua história de vida e sua forma de relação com o mundo externo e interno. SegundoHusserl percebemos o mundo através de uma intuição ou percepção imediata e desta forma buscamos dar sentido as nossas experiências organizando, desta forma nosso mundo subjetivo. Portanto, o objeto de estudo da fenomenologia são os prõprios fenômenos em sua essência pura, observados através de reduções fenomelógicas, principal prática do método fenomenológico. Buscando visualizar tais conceitos(intuição, percepção, consciência, entre outros), na realidade cotidiana, foi extraido um fato apresentado na mídia, o qual pretendemos interpretá-lo seguindo a linha teórica apresentada pela fenomenologia, o fenômeno refere-se a troca de bebês ocorrida na cidade de Goiania e comprovada através de exames de DNA aproximadamente um ano após os nascimento das crianças.

INTRODUÇÃO

Omundo em que vivemos está repleto de acontecimentos e vivências das quais nos apropriamos através de percepções sensoriais e intuitivas. Segundo Husserl tais vivências são consideradas fenômenos, e estes são, em sua essência pura, o objeto de estudo da ciênica denominada fenomenologia. No dicionário a palavra fenômeno quer dizer: “tudo o que está sujeito a ação dos nossos sentidos ou nosimpressiona de um modo qualquer”, ou seja, um fenômeno é algo que nossos sentidos podem de alguma forma captar e permite trazer à consciência o sentido do que é vivido.
Para que seja possível a apropriação destes fenômenos é necessário que se inclua neste processo uma função do organismo humano muito importante, os sentidos, ou seja, através de estimulos sensoriais o individuo sente, intui o sentidode algo e através desta percepção imediata procura interpretar seu significado, organizando assim o meio em que vive, portanto, é inicialmente através dos atos de percepção que passamos a ter consciência de um fato, conferindo em seguida significados às nossas experiências, que são consituidos através de uma história de vida anteriormente construida, assim, a percepção é o ato de apreender oconhecimento de algo com que se depara no mundo exterior e a consciência, segundo Husserl, é sempre consciência de alguma coisa, ela é portanto intencional, ou seja, é dirigida a um objeto e deve ser conhecida em sua essência.
O enfoque da fenomenologia está no significado verdadeiro do fenômeno, isto seria um retorno a intuição de forma livre de interferências. No entanto, para que sejapossível atingir tal essência a fenomenologia utiliza o processo denominado redução fenomenológica, que consiste exatamente em suspender as interpretações do mundo externo (como atitudes, crenças) e focalizar a natureza do fenômeno.
.Buscando visualizar tais conceitos propostos pela fenomenologia (intuição, percepção, consciência, entre outros), na realidade cotidiana, foi extraido um fatoapresentado recentemente na mídia, o qual pretendemos interpretá-lo seguindo a linha teórica apresentada pela fenomenologia, o fenômeno que será descrito a seguir, refere-se a troca de bebês ocorrida na cidade de Goiania e comprovada através de exames de DNA aproximadamente um ano após os nascimento das crianças.

1. Descrição do Fato

K.C. resolveu realizar um exame de DNA no filho apósseparar-se do marido, que a acusava de traição e acreditava que ele não era o pai da criança. O bebê tem a pele bem mais clara que o restante da família. A vendedora também diz ter sido alvo de humilhações na própria vizinhança e no local em que trabalha.
A surpresa aconteceu quando o exame mostrou que nem mesmo ela era a mãe do filho que criava. A jovem procurou o hospital, que comunicou o fato à...
tracking img