Estrategia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Na análise do ambiente externo as organizações devem interpretar as situações à luz de suas oportunidades e ameaças. Por oportunidade, entendemos a força ou variável incontrolável pela organização que pode favorecer as suas estratégias. Obviamente que para isso ela tem que ser conhecida e depois estudada da melhor forma para ser aproveitada em benefício da organização. E a maneirade aproveitá-la é por intermédio da formulação de uma estratégia diretamente ligada a essa oportunidade (OLIVEIRA,007).
Uma organização ao encarar o mundo externo no qual atua ou pretende atuar, em busca de caminhos para construir seu futuro, precisa ser capaz de individualizar, para cada uma das áreas específicas, quais estratégias distintivas são as mais recomendáveis em cada caso. Por isso,deve-se falar, mais corretamente, de estratégias e não de estratégia.
Tal procedimento deve considerar, por um lado, a atratividade da área estratégica e, por outro, a competitividade da organização com relação a seus concorrentes atuais ou potenciais.
Neste trabalho, são apresentados conceitos para a análise do ambiente externo em especial para a análise de atratividade do mercado.

AmbienteExterno e a Análise da Atratividade do Mercado

Toda organização, seja ela privada, governamental ou do chamado terceiro setor consiste em um sistema aberto, em constante interação com o meio ambiente. Para sobreviver, as organizações precisam de insumos (recursos humanos, recursos financeiros e materiais), que são transformados em bens e serviços, os quais são colocados no mercado, visando oatendimento de uma determinada necessidade. O atendimento dessa necessidade produz resultados que retroalimentam as organizações (receitas e lucro, no caso da empresa; reconhecimento e efetividade social na promoção do bem comum, no caso do Estado e de entidades do Terceiro Setor). Portanto, a relação com o meio externo constitui um fator-chave da própria existência das organizações. Por esse motivo,entender de que se compõe esse ambiente e como ele se organiza torna-se essencial para a gestão das empresas.
Para analisar o ambiente geral, é importante que o gestor levante informações sobre os seguintes aspectos:
* socioculturais: preferências, tendências populacionais, cultura, nível educacional, estilo de vida, distribuição etária e geográfica da população-alvo da empresa;
*legais: leis, impostos, taxas aplicáveis ao setor;
* políticos/governamentais: políticas governamentais de incentivo e/ou restrição, influências políticas e de demais grupos de interesse;
* econômicos: juros, câmbio, renda, nível de emprego, inflação, índices de preços;
* tecnológicos: pesquisa e desenvolvimento de produtos na área, avanços tecnológicos e custos envolvidos.

AnáliseExterna
A análise externa envolve um exame dos elementos externos relevantes para uma organização; ela deve ter um objetivo, concentrando-se na identificação de oportunidades, ameaças, tendências, incertezas estratégicas e escolhas estratégicas.
Um resultado da análise externa são a identificação e o entendimento de oportunidades e ameaças, atuais ou potenciais, enfrentadas pela organização.Uma oportunidade é uma tendência ou evento que pode levar a um aumento significativo nos padrões de vendas e lucros – considerando-se a resposta estratégica apropriada. Uma ameaça é uma tendência ou fato que irá resultar – na ausência de uma resposta estratégica – em uma queda significativa dos padrões atuais de vendas e lucros. Por exemplo, a preocupação dos consumidores com calorias e colesterolrepresenta uma ameaça para a indústria de laticínios.
Outro resultado é a identificação de incertezas estratégicas relativas à empresa ou ao seu ambiente que têm o potencial de afetar a estratégia. Se a incerteza é importante e urgente, pode ser necessária uma análise profunda que conduza a uma decisão de estratégia; caso contrário, um esforço de coleta de informações é geralmente apropriado....
tracking img