TAMBAK

1227 palavras 5 páginas
TAMBAK, Mira et al. Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos. Tradução do espanhol: Suely Amaral Mello; Maria Carmem Silveira Barbosa. Revisão técnica: Ana Lúcia Goulart de Faria. Campinas: Autores Associados, 2011. 196 p.
A leitura de Os bebês entre eles traz à lembrança Rugrats – Os Anjinhos, série americana de desenho animado que estrelou na TV brasileira e marcou minha infância. Nela um grupo de bebês vivencia inusitadas aventuras que só se tornam possíveis porque eles têm a capacidade de se comunicar entre si, numa linguagem incompreensível para os adultos. Os bebês, no entanto, compreendem grande parte do que os adultos falam, mesmo que confundam algumas palavras ou conceitos, o que, na maior parte das vezes, é o elemento propulsor de seus planos de ação, suas explorações, suas peripécias.
O livro remete ao seriado, pois investiga as interações sociais entre bebês e demonstra que a troca entre coetâneos lhes permite construir "momentos comunicativos" personalizados; adaptar o próprio comportamento e a linguagem à dos parceiros da mesma idade; e alcançar soluções inteligentes para os conflitos encontrados.
No desenho, o foco recai sobre as interações sociais dos bebês e suas consequências; sobre sua capacidade coletiva de planejar e encontrar soluções para transpor os mais difíceis obstáculos. E é exatamente isso que compõe o objetivo central de Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos.
Pode parecer cômico ou ultrajante associar um árduo trabalho de pesquisa científica a um "simples desenho animado", o que torna ainda mais interessante a discussão; ou seja, ao se afirmar que o trabalho das autoras limita-se ao irreal, opta-se pelo argumento de que é simplesmente impossível que crianças tão pequenas sejam capazes de se comunicar com seus pares. O fato é que, no livro em questão, é demonstrado o desenvolvimento dessas e de outras potencialidades em "simples bebês".
Escrito originalmente em francês e publicado em 1983, Os bebês

Relacionados

  • lei de uso do solo
    11199 palavras | 45 páginas