Artigo cientifoco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de enxoval
Um guia completo dos itens básicos, opcionais e das peças específicas para bebês que irão nascer em época de frio ou de calor
Dicas para acertar nos itens básicos
- Fraldas de pano: são consideradas curingas em qualquer estação. Servem como toalhas para recém-nascidos ou para forrá-las. Vale fazer uma barra para evitar que desfiem nos três primeiros meses. Quantidade mínima: 1pacote de 12 fraldas
 
-Fraldinhas de boca: são usadas desde a maternidade, durante a amamentação. Deve-se prestar atenção em bordados e enfeites que possam machucar a pele do bebê. Esses acessórios também servem para secar o suor do calor em locais mais quentes. Quantidade: de seis a dez fraldinhas.
 
- Fraldas descartáveis: não se deve exagerar no estoque tamanho RN. São recomendados, pelomenos, dois pacotes. A média de troca é de oito fraldas por dia, o que corresponde a um pacote. Quantidade: de oito a dez pacotes de fraldas RN/P.
 
- Toalhas: é importante proteger a cabeça do bebê com o capuz das toalhas, independentemente da estação. Escolha sempre tecidos macios ou utilize as fraldas para enxugar o bebê. Quantidade: de quatro a seis toalhas.
 
-Sabonetes: sempre neutros.Recomenda-se adquirir nos formatos líquidos e em barra e testar a conveniência para quem irá dar banho no bebê.
 
- Pomadas para assaduras: é indispensável comprar um creme de tratamento de assaduras, conforme as orientações do pediatra e, no mínimo, três pastas para prevenção.
 
- Travesseiros: não são considerados itens obrigatórios para o enxoval. A maioria dos bebês não os utiliza, mas, emalguns casos, torna-se uma recomendação médica. Há famílias que preferem os rolinhos para o bebê dormir de lado ou para segurá-lo no berço.
 
- Pacotes de algodão: são utilizados para a troca do bebê, na hora da limpeza e da passagem de óleo ou no banho. O ideal é armazenar o algodão em um recipiente para facilitar o acesso na hora da troca de roupa.
 
-Bolsas: elas são necessárias para alocomoção e devem seguir o estilo de cada mamãe. Adquira, pelo menos, duas delas, em tamanhos diferentes: grande e pequena.
 
Seu bebê vai nascer em época de frio?
 
Não há dúvida de que gorros e luvas farão parte do enxoval do seu bebê, mas e a lã? É claro que um casaquinho de frio é obrigatório para protegê-lo, mas a escolha do tecido faz parte das polêmicas da maternidade. Até mesmo asconsultoras, entrevistadas para esta reportagem, não formam um consenso sobre o uso da lã. Viviane, da Baby Planners, sugere a substituição pela linha, enquanto Débora, da Personal Bebê, propõe a lã antialérgica.
 
Outra dúvida comum se refere à roupa ideal para o frio: o macacão felpudo, que só de olhar dá calor, ou várias camadas de roupinhas, para aquecer melhor o corpinho do bebê? Débora recomenda ouso do body de manga curta, com tecido mais leve, por baixo de outro, de manga longa. Por fim, um macacãozinho ou casaquinho. “Quanto mais camadas de roupa, melhor para manter o pequeno aquecido”, diz. Já Viviane considera que basta um body, seguido de um macacão mais quente, próprio para um clima muito frio. “O excesso de peças pode prejudicar os movimentos do bebê”, opina.
 
Independentementedos hábitos que você adquirir para agasalhar seu filho, vale ressaltar algumas orientações: cobertor, manta ou cueiro devem ser escolhidos com base no toque. Ninguém melhor do que você para avaliar o tecido mais confortável para o seu pequeno. Seguem algumas dicas para o enxoval do bebê que nascerá em estações mais frias:
 
Joelheira – É importante para proteger o bebê dos pisos frios, quandoele começa a engatinhar, ou quando se esparrama pelo chão
 
Luvas – O tecido deve ser sempre antialérgico. A quantidade mínima recomendada é de três itens. Deve-se lembrar que a luvinha estará sempre na boca assim que o bebê descobrir as próprias mãos.
 
Gorros – É sempre recomendado aquecer a cabeça do bebê com o capuz do macacão, do casaquinho ou com a diversidade de gorros e capuzes...
tracking img