Trigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trigo

Plantação de trigo, cereal cultivado desde a
Pré-História como fonte de alimento: base do pão.
Planta herbácea anual da família das gramíneas, cultivada em climas temperados. Pertence ao grupo dos cereais.
O cultivo do trigo, que ocupa milhões de hectares, é um dos mais importantes do mundo. Desde a Pré-História ele é cultivado como fonte de alimento.
Os grãos do trigo sãotransformados em farinha para fazer pão e outros produtos alimentícios.
Os produtos derivados constituem a base da alimentação de milhões de pessoas em todo o planeta. Os cientistas pesquisam continuamente novas variedades capazes de resistir ao frio, às doenças e às pragas.
A PLANTA
Aparência
O pé de trigo é verde-brilhante e pode crescer até 1,5 m de altura.
A planta tem duas formações deraízes: as primárias ou temporárias, que são as primeiras a nascer e geralmente não apresentam muitas ramificações; e as permanentes, que surgem depois, nos primeiros nós dos colmos, ramificando-se e aprofundando-se muito no solo.
Os colmos são, em geral, eretos e formados de nós e entrenós. As folhas são alternadas, longas e delgadas. As flores, em inflorescência do tipo espiga, surgem na extremidadedo colmo e ficam presas a um eixo principal chamado raque.
Cada espiga tem, em média, cinco flores e é protegida por invólucros que, em algumas variedades de trigo, formam prolongamentos na forma de barba (praganas). A fecundação ocorre quando o pólen de uma flor, transportado pelo vento, é depositado nos pistilos. Após a fecundação, os ovários do trigo dilatam-se e surgem os grãos. Uma plantasaudável produz em média 15 grãos de trigo.
O Grão de Trigo mede de 3 a 6 mm de comprimento.
Divide-se em três partes principais: o germe, o pericarpo e o endosperma. O germe é a parte de onde nascerá a nova planta, sendo formado de proteínas, vitaminas e gordura. O pericarpo é composto de várias camadas que protegem a semente e é usado principalmente na fabricação de alimentos para animais.O endosperma é formado sobretudo de amido e é a parte de onde se retira a farinha. O endosperma contém uma proteína denominada glúten, que tem a propriedade de dilatar-se em contato com o fermento, possibilitando o crescimento do pão.
COMO O TRIGO É USADO
Farinha de Trigo
Grande parte da produção de trigo é transformada em farinha por meio da moagem. Quanto mais branca a farinha de trigo,menos pericarpo e germe ela contém. No entanto, as vitaminas, os sais minerais e as proteínas encontram-se exatamente nessas duas partes. Por isso, a farinha integral, escura e de difícil conservação, é a mais nutritiva.
Os alimentos produzidos a partir da farinha de trigo integral fornecem significativas quantidades de ferro, proteína e amido, além de niacina, riboflavina e tiamina – vitaminas docomplexo B.
Massas Alimentícias
As partículas duras do trigo são transformadas em massa e passadas em máquinas para fazer diversos tipos de massa alimentícia, como o macarrão.
Alimento Para Animais
A camada do pericarpo e outras partes do grão que permanecem depois que a farinha branca é obtida são usadas como alimento para bovinos e aves domésticas.
Outros Produtos
O ácido glutâmico éoutro subproduto do trigo, utilizado na fabricação do glutamato monossódico. Essa substância, semelhante ao sal de cozinha, acentua o sabor de outros alimentos.
A Pesquisa de Novos Usos
Pesquisadores desenvolvem cruzamentos do trigo para obter espécies de qualidade superior e também criam novos tipos de cereal, como o chamado triticale, já cultivado em pequenas áreas e empregado como forragem.Atualmente também se fabrica o trigo transgênico, alimento que tem gerado grandes discussões a respeito de seus efeitos no organismo.
Clima e Solo
Os melhores solos para o cultivo do trigo são os abundantes em humo (matéria orgânica em decomposição), pois fornecem nutrientes à planta. Áreas onde não chove muito e de clima temperado são as mais indicadas para o cultivo desse cereal.
Rotação...
tracking img