Trigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea cultivada em todo o mundo. Globalmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; a terceira é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente no fabrico de cerveja. O trigo é também plantado estritamente como forragem para animais domésticos,como o feno. O trigo foi primeiramente cultivado no Crescente Fértil, no Médio Oriente. Os arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 8 000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém,poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno.
Produção e consumo
Em 2003, o consumo mundial per capita de trigo foi de 67 kg, com o maior consumo per capita (239 kg) encontrada no Quirguistão. Em 1997, o consumo global de trigo foi de 101 kg per capita, com maior consumo (623 kgper capita ) na Dinamarca, mas a maior parte deste (81%) foi para a alimentação animal. O trigo é o alimento básico primário no norte da África e do Oriente Médio, e está crescendo em popularidade na Ásia. Ao contrário do arroz, a produção de trigo é mais difundido globalmente embora a participação da China é quase um sexto do mundo.
Na colheita do ano 2002, a produção internacional dotrigo totalizou 563,2 milhões toneladas e os países que mais produziram trigo foram:
* China: 89 milhões toneladas
* Índia: 71,5 milhões toneladas
* Rússia: 50,6 milhões toneladas
* Estados Unidos: 44 milhões toneladas
* França: 39 milhões toneladas
* Canadá: 15,7 milhões toneladas
* Portugal: 10,9 milhões de toneladas
Desenvolvimento da cultura
As decisões quantoao manejo da cultura necessitam de conhecimento do estágio de desenvolvimento da plantação. Em especial, as aplicações de fertilizantes, fungicidas e reguladores de crescimento são feitas em estágios específicos de crescimento da planta.
Por exemplo, as recomendações (americanas) atuais geralmente indicam que a segunda aplicação de nitrogênio deve ser feita quando a panícula (não visívelnesta época) está com aproximadamente 1 cm de tamanho O conhecimento dos estágios também é utilizado para identificar os períodos de maior risco para a planta quanto ao clima. Por exemplo, o estágio de meiose é extremamente suscetível a baixas temperaturas (abaixo de 4°C) ou altas temperaturas (acima de 25°C). Os produtores ainda se beneficiam sabendo que quando a folha bandeira (última folha)aparece ela representa cerca de 75% das reações de fotossíntese durante o período de enchimento dos grãos e, por isso, ela deve ser mantida livre de doenças ou ataque de insetos para garantir uma boa colheita.
Existem muitos sistemas para identificar os estágios da planta, sendo as escalas Feekes e Zadoks as mais utilizadas nos Estados Unidos. Cada escala é um sistema padrão que descreveestágios sucessivos atingidos pela planta durante a época de cultivo..
Moagem
Denomina-se moagem de trigo o processo de retirada do endosperma ou farinha do grão de trigo
O endosperma compõe cerca de 75 a 80% do total do grão, para podermos separar esse endosperma de casca ou farelo, o grão deve ser submetido à uma umidificação seguida de um repouso, o qual é determinado pela dureza dogrão.
Esse repouso do trigo faz com que o farelo se torne flexível e friável, possibilitando assim a retirada de farinha,que fica agregada ao mesmo.
Para separar o endosperma da casca podem ser utilizados rolos de moagem em bancos de cilindros, seguidos de uma peneiração em peneiradores planos ou plansifters.
Os grãos passam diversas vezes pelos rolos até que se...
tracking img