Ethernet na industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A rede EtherCAT é atualmente considerada uma nova tendência mundial para as redes industriais. Pois além de utilizar os protocolos Ethernet em ambiente industrial, se trata também de um código OpenSource. Essa tecnologia suporta as principais configurações (estrela, linha ou árvore), e com essa nova tendência, pode-se descartar o uso de Hubs ou Switches para a conexão entre os CLPs, assim essaconexão seria feita diretamente entre eles. Mas por que utilizar a rede EtherCAT, para interligar as máquinas das industrias ao invés da rede Ethernet?
A resposta é simples, porque a rede Ethernetnão possui as características para executar tarefas de controle e automação de um ambiente industrial. Pois, esta rede não consegue garantir que um pacote seja enviado ou recebido em um período de tempoespecífico. O que é um fator crucial a ser considerado pelas indústrias, que necessitam de ações simultâneas a serem controladas com muito sincronismo.
Algumas condições são fundamentais para asindústrias, como: confiabilidade, sincronismo, robustez, malha fechada e segurança. E já que o padrão Ethernet IEEE 802.3 não é compatível no requisito sincronismo, os padrões EtherCAT e Profinet tornam-senão só os melhores candidatos, mas como também os mais qualificados, pois podem realmente fornecer um ótimo desempenho. Para garantir tal desempenho, é necessário uma ligação direta entre a estruturade hardware e de aplicação. Devido a todo o processo de protocolo acontecer dentro do hardware independente do tempo da pilha de execução de protocolo e do desempenho do CPU, software ouimplementação.
O protocolo de comunicação industrial EtherCAT expandiu o padrão Ethernet IEEE 802.3 para transferir dados com sincronização muito precisa. Esse protocolo funciona da seguinte maneira: transfere osdados diretamente de um quadro Ethernet padrão, sem alterar sua estrutura fundamental. No instante que a estrutura mestre e o dispositivo escravo estão na mesma sub-rede o protocolo EtherCAT...
tracking img